Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

O coronavírus (Covid-19) é uma pandemia que ressurgiu na China e já se alastrou por todo o mundo. Saiba os sintomas e como se prevenir dessa doença viral! 

 

Coronavírus

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o coronavírus é uma família de vírus que pode causar infecções respiratórias em humanos, desde resfriado comum até doenças mais severas como a Síndrome Respiratória do Oriente médio (MERS) e a Síndrome Respiratório Aguda Grave (SARS). 

Apesar de ter existência desde 1937 no mundo, o novo vírus se tornou viral recentemente, com os primeiros casos descobertos em dezembro do ano passado na China. 

A nova versão do vírus é reconhecida cientificamente como COVID-19 e até o fechamento desta matéria, já infectou 203.958 pessoas em todos os continentes, sendo 8.240 casos fatais. No Brasil, são 346 infectados e apenas uma morte. Você pode acompanhar a atualização em tempo real dos casos pela ferramenta criada pela Microsoft

Ainda, de acordo com a OMS, o principal grupo de risco do coronavírus abrangem idosos, diabéticos, asmáticos, hipertensos e quem tem insuficiência renal crônica ou doença respiratória crônica. Já as crianças são as menos suscetíveis para apresentar sinais graves da doença e há menos registros desse grupo infectado. 

 

Sintomas 

De acordo com a OMS,  os sintomas mais comuns do COVID-19 são febre, tosse e dificuldade de respirar. 

Apesar disso, alguns pacientes podem apresentar dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia. São sintomas leves e que começam gradualmente. 

O tempo de recuperação varia para as pessoas que não estão gravemente doentes. É como se fosse a duração de uma gripe comum. 

 

Como se prevenir 

O coronavírus pode ser transmitido de uma pessoa para outra através de gotículas de saliva ou muco, expelidos pela boca ou narinas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Ao apertar as mãos ou compartilhar um mesmo um objeto, as partículas virais do vírus também podem ser transferidas. 

Devido ao fácil contágio, algumas medidas podem ser feitas como forma de prevenção. São essas: 

  • Lavar as mãos até a metade do pulso, não esquecendo de esfregar as unhas; 
  • Utilizar álcool em gel 70 antes de colocar a mão na boca, nariz e olhos;
  • Tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo;
  • Evitar multidões; 
  • Usar máscara caso apresente sintomas;
  • Evitar tocar nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos;
  • Manter distância de pessoas espirrando ou tossindo;
  • Esterilizar com álcool objetos tocados constantemente; 
  • Evitar cumprimentar conhecidos com beijos no rosto ou abraços; 
  • Se tiver algum sintoma de gripe, evitar sair de casa;
  • Utilizar lenço descartável se estiver com coriza no nariz;
  • Confiar em veículos de informação confiáveis e repassar informações corretas. 

 

Todo cuidado é pouco para inibir o avanço desse vírus. Então, se atente às prevenções e se tiver com febre, tosse e dificuldade para respirar e viajou ou teve contato com pessoas vindas de outros países, procure imediatamente atendimento médico.