Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

No dia 26 de março comemora-se o Dia do Cacau. Um fruto que é um grande destaque em Linhares, município do Espírito Santo.

Saiba mais!

O cacau 

O cacau faz muito bem para a saúde do ser humano!

Como concentra um volume alto de antioxidantes, o fruto pode atuar no controle dos radicais livres, evitando doenças cardiovasculares, degenerativas e até alguns tipos de câncer.

E não são só esses os benefícios. O cacau ajuda a aumentar a produção de serotonina no nosso organismo, especialmente quando consumimos receitas com chocolate. E ter esse hormônio no corpo eleva a sensação de prazer e é sinônimo de mais disposição e bom humor.

O coração também recebe uma ajuda deste fruto. Com o consumo, é possível facilitar a circulação e distribuição do sangue pelo corpo. 

 

O fruto na economia 

No Brasil, o cultivo do cacau começou em 1679, depois da Carta Régia que autorizava os colonizadores a plantá-lo. Com aceitação forte nas terras brasileiras, além de ser bom para a saúde, o fruto provou ser um bom alavanque para a economia. Inclusive, na década de 80, a produção do fruto no país bateu recordes, atingindo 458, 7 mil toneladas. Na época, tal feito fez o Brasil se tornar o maior produtor de cacau do mundo. 

Hoje, o cenário é um pouco diferente. Desde os anos 2000, a produção regrediu a um patamar abaixo de 200 mil toneladas. Ano após ano, os números vem oscilando, sendo que a média anual é de 250 mil toneladas. 

Os motivos para a queda? Podem ser considerados diversos fatores, desde estiagens, queda nos preços e o avanço da doença “vassoura-de-bruxa” sobre as lavouras da Bahia, reconhecido como o maior produtor desde o início do cultivo do fruto. 

Apesar desse cenário não tão positivo, o Brasil está bem no ranking, já que é o sétimo maior produtor de cacau no mundo. A expectativa de especialistas e produtores é que a cadeia produtiva do cacau retome nos próximos cinco anos o mesmo ritmo de crescimento de décadas anteriores. 

Por ordem de maior produção, os Estados que tendem a puxar o crescimento do cacau são Bahia, Pará, Espírito Santo, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. 

 

Produção em Linhares 

Em 2019, a produção de cacau no Espírito Santo foi de cerca de 10 mil toneladas. Considerada a terra da agricultura forte, apenas o município de Linhares, de acordo com a Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (Acau), retém 85% da produção do fruto no Estado. 

No município, há cerca de 20 mil hectares de área cultivada distribuída em cerca de 900 propriedades rurais. Essas propriedades estão inseridas na região de Mata Atlântica e ao longo das margens do Rio Doce, abrangendo desde Colatina até a foz, em Linhares. 

O fruto desenvolvido em Linhares em 2017 foi visto como um dos 18 melhores cacaus do mundo. Mais recentemente, em 2019, configurou-se como na lista dos 36 produtos brasileiros que conquistaram o reconhecimento de sua indicação geográfica por meio de um acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Isso garante que o produto não seja reproduzido em outros países, seguindo os mesmos aspectos culturais, sociais e ambientais que envolvem a produção do mesmo no município capixaba. 

Tudo isso prova o grande destaque de Linhares no cultivo desse fruto e como o cultivo traz retorno direto para a economia e desenvolvimento da região. 

 

Aliás, falando em Linhares, você sabia que a Soma possui um empreendimento por lá? Conheça o Residencial Colibri!