Como forma de minimizar os impactos da pandemia, a Caixa elaborou algumas medidas para facilitar a vida de quem quer garantir uma casa própria.
Ficou interessado? Saiba como você pode se beneficiar de cada uma delas!
Decisão em meio a pandemia
No início de abril, a Caixa Econômica Federal anunciou uma série de medidas específicas ao setor de Habitação para minimizar os impactos da pandemia na economia e especialmente na renda das famílias.
De acordo com o banco, houve a liberação de R$ 43 bilhões para o financiamento da casa própria. Com isso, cerca de 5,5 milhões de famílias serão beneficiadas e 1,2 milhão de empregos mantidos.
O pacote foi estruturado juntamente com a cadeia produtiva da construção civil, que será beneficiada com as medidas. Entre as novidades, as empresas desse setor terão até 20% do financiamento de empreendimentos que ainda vão começar. Já no caso de obras em andamento e sem atrasos no cronograma, haverá a antecipação de recursos correspondentes a até três meses, limitado a 10% do custo financiado.
Medidas adotadas dela Caixa para pessoas físicas
Foram seis medidas feitas pela Caixa especificamente para pessoas físicas. Nelas, contemplam as pessoas que estão com o contrato imobiliário ativo e também aquelas que pretendem dar início nesse momento a um financiamento para realizar o sonho da casa própria. Confira!
1) Pausa de 90 dias no financiamento habitacional: Possibilidade dos clientes adimplentes e com até duas parcelas em atraso de paralisar por três meses as parcelas do financiamento.
2) Pausar parcela não coberta pelo FGTS por 90 dias: Aquelas pessoas que estavam usando o FGTS para o pagamento parcial das parcelas terão a chance de continuar e ainda pedir a pausa de três meses na sua parte do pagamento, que costuma ser entre 20% ou 30% do valor total da parcela.
3) Pagamento parcial de parcelas: Os clientes adimplentes ou com até duas parcelas em atraso podem optar pelo pagamento parcial das parcelas por três meses, através desta opção ofertada pela Caixa.
4) Carência de 180 dias para contratos novos: Nessa medida inédita, quem comprar um imóvel agora terá a chance de começar a pagar só daqui há seis meses.
5) Liberação de duas parcelas sem vistoria: Para aqueles que realizam a construção individual, há a permissão de até antecipar até duas parcelas, sem a necessidade de vistoria.
6) Renegociação de contratos: Os clientes com atrasos entre 61 e 180 dias, possuem a possibilidade de renegociação de contratos, seja pausa ou pagamento parcial das prestações.
Como solicitar pausa ou renegociar um contrato?
É possível ter mais informações ou solicitar alguma das opções oferecidas pela Caixa, por meio dos canais digitais da Caixa (Habitação Caixa e Internet Banking) ou telefones 3004-1105 e 0800 726 0505.
Para renegociação de contrato, é indicado fazer contato com o telefone 0800 726 8068.