Planejar antes de comprar um lote é ter a certeza de que o negócio dará certo. Mesmo assim, não sabe por onde começar a se organizar? Então, veja nossas sugestões!
1) Diferencie os seus objetivos e desejos pessoais
Você sabia que existem diferenças entre os seus desejos pessoais e objetivos?
Pois é, os seus objetivos são os sonhos que você planeja “quando” e “como” você poderá realizá-lo, enquanto os desejos são apenas sonhos sem um planejamento ou prazos definidos para que sejam realizados.
Se conquistar o seu lote dos sonhos é um desejo, saiba que você pode transformá-lo em um objetivo, a partir do momento em que você inicia um planejamento e se mobiliza para executá-lo.
Então, o primeiro passo para que você comece a se programar para comprar um lote, é ter certeza de que seu sonho é agora um objetivo..
2) Defina as suas metas
Agora que você já tem clareza dos seus objetivos, é a hora de definir as metas para alcançá-los.
Para definir as suas metas, é importante que você levante alguns questionamentos sobre as suas metas. “Essa meta é específica?” “Posso acompanhar o seu desenvolvimento?” “É relevante?” “Tenho um prazo estabelecido?”
Quando você tiver essas perguntinhas respondidas, conseguirá dar prioridades às suas metas mais importantes, desenvolver e colocar ações em prática que te aproximem do seu objetivo de comprar um lote.
3) Organize os gastos mensais
Manter o controle nas finanças é um passo importante para fazer um grande investimento, como a compra de um lote.
Para isso, é preciso organizar tudo aquilo que você e sua família gastam por mês. Vale colocar no papel ou mesmo fazer planilhas em algum dos vários aplicativos de planejamento financeiro que estão disponíveis para celulares e computadores.
Ao ter noção das despesas, é possível eliminar gastos desnecessários, fazer pequenas substituições e adiar outros investimentos, especialmente aqueles que são considerados supérfluos.
4) Pague mais no débito
O cartão de crédito pode ser um vilão da família, já que representa uma possibilidade de fazer dívidas por longos meses. Fora os juros, que podem acabar aumentando a fatura! Dessa forma, evitar usá-lo com frequência é a melhor opção.
Privilegie o pagamento em dinheiro ou use apenas a função débito do seu cartão. Inclusive, alguns estabelecimentos oferecem descontos para aqueles que pagam à vista.
E quem não ama um descontinho, não é mesmo?
5) Economize parte do salário/Tenha uma reserva financeira
Seguindo as nossas duas primeiras sugestões, em breve, você terá dinheiro sobrando todo o mês. Afinal, ao eliminar gastos desnecessários e o uso desenfreado do cartão de crédito, se torna mais fácil sua renda não ir totalmente embora!
Tente economizar pelo menos 10% do seu salário ou o valor conforme à sua possibilidade. Aos poucos, com esse dinheiro, será possível formar uma reserva financeira, algo cada vez mais indispensável na vida das famílias.
6) Envolva a família no processo
Falando em família, se você almeja um terreno para morar com ela, não a esqueça nesse processo de planejar para comprar um lote.
Logo, converse e deixe todos os integrantes cientes de sua decisão.
Com uma família motivada, fica mais prazeroso e fácil fazer economias, porque o sonho fica comum a todos!
7) Avalie as formas de pagamento
Conseguiu fazer tudo certinho e já tem o dinheiro necessário para fazer o investimento? Se sim, chegou a hora de avaliar criteriosamente a empresa que comprará o lote, bem como as formas de pagamento.
Pesquise e encontre a opção que melhor irá atender a sua família. Não se precipite! É fundamental ter calma e fazer uma boa decisão, já que você estará lidando com um grande sonho.
Na Soma Urbanismo, por exemplo, você conta com várias formas de pagar pelo seu lote, podendo dividi-lo em até 120x!