Com cerca de 28 quilômetros, um gasoduto será construído pela companhia ES Gás, no município de Linhares, após concessão assinada com o Governo do Espírito Santo.
Saiba mais!
Gasoduto em Linhares
De acordo com matéria publicada recententemente em A Gazeta, um novo gasoduto será feito, em breve, no município de Linhares, localizado no Norte do Espírito Santo.
A empresa que garantiu a concessão desse novo investimento foi a ES Gás, nova companhia de distribuição de gás natural do Estado, que tem como sócios o próprio Estado e a BR Distribuidora.
O gasoduto ligará a Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), no litoral da cidade, até a região industrial do município. Ou seja, a proposta principal será levar gás às indústrias.
A partir de um investimento de R$ 40 milhões, a previsão é que a tubulação fique pronta em apenas 13 meses. Inclusive, como forma de adiantar o projeto, a ES Gás já iniciou conversas com o Bandes para a realização de um financiamento.
Benefícios para o município
São vários benefícios de ter um novo gasoduto na região linharense!
Apesar do município já contar com um gasoduto que margeia a BR 101, a nova tubulação terá maior eficiência e custo de distribuição mais barato, já que o antigo carrega o gás de forma comprimida de Cacimbas até o duto por caminhões e não é conectado a UTGC.
Como forma de comparação, o novo gasoduto terá capacidade nominal de 200.000 m³/dia, o que representa uma redução de 140 viagens por mês de ida e volta das quatro carretas que são utilizadas atualmente. Inclusive, a nova interligação totalmente por dutos reduzirá a demora em até 40 minutos no transporte.
E não para por aí. O gás natural pode fomentar ainda mais a economia e o desenvolvimento do Estado e, claro, de Linhares, afinal, o novo gasoduto pode ser uma forma de captar mais investimentos e atrair novas empresas.