Uma cidade com muitas histórias, conquistas e também lutas.
Assim é São Mateus, ES, localizada no Norte capixaba e que, em 2024, completa seus 480 anos!
Imagina uma cidade que foi fundada apenas 44 anos após o descobrimento do Brasil, em 1544?
Com certeza, se você tem vontade de aprender um pouco sobre a colonização capixaba, irá gostar de relembrar alguns fatos históricos e curiosidades sobre o município que é a casa da Soma Urbanismo.
No post de hoje, além de relembrarmos um pouquinho de como foi a vida mateense até aqui, também passaremos pela relação de tudo isso com a Soma.
Acompanhe a leitura para saber mais!
Uma viagem no tempo
Para quem não sabe, São Mateus foi fundada com a chegada de um grupo de padres jesuítas, e por isso recebeu este nome.
Originalmente, a cidade se chamava Povoado do Cricaré, mas foi rebatizada, em 1566, pelo padre José de Anchieta após visita no município, em 21 de setembro (dia do evangelista bíblico Mateus).
Até 1774, São Mateus ainda era conhecida por ser uma freguesia e, até 1848, uma vila – foi graças a uma Resolução Provincial assinada neste ano que a cidade passou a ser realmente uma perante a lei.
Sua urbanização se concretizou após a construção da Casa de Câmara e da cadeia, atual Museu Histórico Municipal, localizado no centro da cidade.
Já o porto da cidade foi construído por colonizadores e era considerado o principal porto negreiro do Brasil Colônia até meados do século XIX. Aliás, era dele que todas as produções da região chegavam ao Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.
A primeira fonte de renda de São Mateus foi a farinha de mandioca, seguida do café, da cana de açúcar e da madeira.
Pontos turísticos e históricos da cidade
Falar da história de São Mateus e não citar os pontos históricos e turísticos da cidade é quase impossível.
O primeiro deles, além dos citados no tópico anterior, é o Mercado Municipal, hoje um dos principais atrativos gastronômicos e culturais da cidade.
Com traços modernos e pinturas bizantinas do artista plástico Cláudio Pastro, tem também a Catedral de São Mateus, inaugurada em 89 e projetada pela arquiteta Regina Céli de Albuquerque Machado.
E é claro que vale visitar também:
- a Igreja Velha: suas ruínas são um dos principais cartões postais de São Mateus, apesar de nunca terem funcionado como igreja exatamente devido à uma paralisação de suas obras em 1853;
- a Igreja Matriz: o templo mais antigo da cidade, localizado na Praça Municipal. Conta com estilos coloniais, neoclássico e o rococó; e
- a Igreja São Benedito: hoje reconhecida pela forte cultura afro.
Desenvolvimento econômico x relação com a Soma Urbanismo
Além de quase cinco séculos de história, São Mateus tem várias conquistas para contar.
Fora o seu novo porto, em construção pela Petrocity Portos em um amplo parque de movimentação e armazenamento de cargas, a história do município também se confunde à da Soma Urbanismo.
Com 15 anos de existência, a loteadora chegou à cidade pronta para construir um legado de solidez e confiança, em 2009, “quando era tudo mato”.
E assim foi feito.
Se, hoje, a população de São Mateus estimada é de 123.750 pessoas, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), muito disso é devido aos empreendimentos da Soma Urbanismo.
Afinal, são 12 loteamentos e 1 espaço rural já lançados por lá!
Fora isso, ao longo desses 15 anos, foram mais de 6.300 lotes vendidos, mais de 8.000 clientes, e áreas urbanizadas que somam mais de 4 milhões de metros quadrados – não apenas em São Mateus, como também em outras áreas e municípios investidos pela Soma ao longo de todos esses anos.
Somos muito gratos pela confiança e parceria durante esse tempo! Que venham mais 480 anos para a conta!
Confira também: Empreendimentos Soma em São Mateus