Neste momento de aceleração digital e a presença da tecnologia em vários setores da economia, empresas tiveram que inovar para atender as demandas de seus clientes.
No mercado de loteamentos não foi muito diferente.
Vivendo em uma era digital e, em especial, após a crise causada pela Covid-19, o setor teve a oportunidade de provar que também pode desenvolver novos modelos de negócio para atender as demandas do mercado.
Com o aparecimento de algumas startups no ramo da construção, surgiram diversas tendências no mercado de loteamentos que vieram para ficar.
Confira algumas delas!
Expansão das construtechs
Com o aumento da demanda pela compra de um lote e posterior construção da casa própria, os serviços relacionados a isso, consequentemente, também cresceram.
Com isso, as construtechs – startups que atuam no setor da construção civil – se estabeleceram e se expandiram ainda mais, atendendo às diversas demandas de quem deseja comprar um terreno e construir, seja cliente ou loteadora.
De acordo com dados de um estudo da Terracota Ventures, o número de empresas como essas cresceu em até 11,8% em 2023, apesar da recente crise econômica que enfrentamos, ultrapassando a marca de mil startups.
Como resultado disso, as empresas que trabalharam ou trabalham em conjunto com construtechs, puderam/podem usufruir de vantagens como aumento da eficiência operacional, redução de custos, maior agilidade na tomada de decisões e melhoria na qualidade de seus empreendimentos.
Crescimento também das fintechs
Além das construtechs, startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro também estão em crescimento no mercado de loteamentos.
Atendendo pelo nome de fintechs, essas startups trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro.
Segundo estudos do Data Mining do Distrito, entre 2008 e 2011, nasceram em média 24 fintechs por ano. Entre 2012 e 2015, a média foi de 68 por ano. Já entre 2016 e 2021, tivemos uma média de 154 fintechs por ano.
Ou seja, este também é um mercado em constante expansão, que pode trazer mais agilidade nas tratativas de compra e venda de lotes.
Você já conhecia? Possui uma construtech ou fintech?
Então o SomaVC, Corporate Venture Capital da Soma Urbanismo, talvez seja para você!
Gestão automatizada de lotes
Isso porque também não comentamos sobre os softwares de gestão de lotes e leads interessados nos mesmos.
Através destes programas/aplicativos, com apenas poucos toques, é possível ter todas as informações de um empreendimento ou de um comprador na palma da mão.
A pandemia também possibilitou que os corretores e empresas do mercado de loteamentos se reinventassem, realizando todo o atendimento de forma online, 100% digital.
Muito legal, né?
A própria Soma Urbanismo, visando a melhoria da experiência de compra e venda de seus lotes para clientes e corretores, passou a trabalhar com o seu aplicativo interno de vendas digitais para 100% dos seus corretores credenciados.
Saiba mais sobre a inovação e conheça todas as suas vantagens!
Inteligência artificial
Não teríamos como não falar da queridinha do momento, não é mesmo?
Como já adiantamos por aqui, a inteligência artificial vem sendo muito utilizada no mercado de loteamentos para, por exemplo, serviços de busca, análise de mercado e outros processos de tomada de decisão que ajudam os compradores a encontrarem o imóvel certo para eles.
De acordo com as previsões do mercado, a IA também permitirá, em breve, que os corretores imobiliários ofereçam sugestões melhoradas para os possíveis compradores, com base nas próprias informações fornecidas por eles.
E não apenas isso: você já ouviu falar nas casas inteligentes?
Com elas, fica muito mais fácil controlar tudo da sua casa de forma integrada, em um só lugar e, muitas vezes, apenas por comando de voz.
Alguns exemplos de aplicações da inteligência artificial nas casas inteligentes:
• Assistentes de voz
• Iluminação inteligente
• Fechaduras digitais
• Câmeras inteligentes
• Detectores de incêndio
• Eletroeletrônicos
Análise de dados
A era digital também chegou até o mercado de loteamentos por meio da análise de dados.
Por meio deles, as loteadoras conseguem obter insights preciosos e prever demandas do mercado em questões de minutos.
Basta apertar alguns botões e pronto!
Da identificação de possíveis bairros para a instalação de um empreendimento a um cálculo de preço de lotes mais adequado, passando também pelas preferências do comprador de acordo com localização, tamanho e características dos lotes, a análise de dados vem como um grande diferencial de empresas que querem se tornar mais competitivas.
E é aquela tal história: os dados não mentem!
Somente através deles que as empresas conseguem, além de tudo que já citamos até aqui, analisar campanhas, empreendimentos e clientes, ver o que deu certo ou não, e como podem fazer para melhorar e alcançar resultados ainda melhores nas próximas estratégias.
Tudo disponível a apenas um clique
Para finalizar, o fato de termos todas as informações disponíveis, sobre tudo, não apenas o mercado de loteamentos, a alguns cliques de “distância”, é também algo trazido pela era digital e que facilita o trabalho de empresas e clientes no mercado de loteamentos.
Tudo, hoje em dia, está mais acessível do que anos atrás.
Os clientes já conseguem pesquisar preços pela internet, ver fotos e vídeos do empreendimento, muitos deles em realidade aumentada, ler comentários e avaliações sobre os lotes e sobre a empresa, bem como acompanhar todas as novidades da mesma nas redes sociais.
Até o fato de uma loteadora ser regularizada e ter todos os documentos em dia – algo muito importante – pode ser pesquisado pela internet!
Isso facilita o processo de compra de um lote. Aqui na Soma, por exemplo, é muito comum que clientes já venham com todas as informações e documentos necessários para a transação, muitas delas vistas, inclusive, aqui em nosso blog.
Você também faz parte desse time?
Conclusão
Como vimos até aqui, a era digital trouxe mudanças significativas para o mercado de loteamentos.
No post de hoje, vimos algumas novidades como o crescimento das construtechs e fintechs, a automação da gestão de lotes, o uso de inteligência artificial, a análise de dados e o amplo acesso à informação.
Essas transformações estão tornando o mercado de loteamentos mais eficiente, transparente e acessível, beneficiando todos os lados envolvidos, de empresas a clientes, passando também pelos corretores, investidores, terreneiros e poder público.
Você já está aproveitando tudo o que foi apresentado hoje por nós?
Se ainda não, não deixe de conhecer os nossos empreendimentos no Espírito Santo e na Bahia para ver como essa era digital tem funcionado na prática!