Nos dias de calor, ter uma piscina em casa para refrescar e curtir com a família é fundamental, não é mesmo?
Se você tem um quintal em casa, saiba que isso já é meio caminho andado para realizar o sonho de construir uma piscina.
Quer saber como fazer isso?
Nesse artigo, você encontrará um guia completo com todos os passos que são necessários para realizar essa construção.
Confira!
Passo a passo para construir uma piscina
A construção de uma piscina é um processo técnico e complexo, por isso exige um investimento para que você escolha os materiais certos para que ela funcione corretamente.
O primeiro passo para construir uma piscina é contratar profissionais especializados e de confiança. Não arrisque fazer a construção sozinho e nem com aquele profissional “faz tudo”.
Nessa fase, o ideal é contratar alguém que faça um bom serviço ao invés de tentar economizar e ter problemas e custos extras depois.
Agora veja o passo a passo para começar a construção da sua piscina!
1 – Planeje como e onde será a piscina
Para iniciar qualquer projeto, é necessário planejar. E na construção de uma piscina, não seria diferente.
Para isso, é muito importante analisar bem o terreno em que você irá construir para evitar imprevistos. Você pode avaliar o terreno por meio de uma sondagem para determinar o tipo de solo e se há lençol freático.
Outro fator que você não pode esquecer é verificar se a documentação do local está em dia e se for necessário, solicitar uma licença na Prefeitura.
2 – Demarque todo o terreno
Após a avaliação do terreno, é a hora de fazer as marcações no solo de acordo com o desenho da piscina.
Se você escolher uma piscina de vinil ou fibra, será mais fácil e prática, pois elas já são vendidas em modelos prontos e não exigem que todo o projeto seja adaptado.
Já as piscinas de alvenaria ou de concreto permitem mais liberdade de construir em diversos formatos ou tamanhos, mas a sua construção necessitará de mais reforço nas estruturas.
3 – Escave o buraco
Agora é a hora de cavar o buraco de acordo com as demarcações e profundidade que foram definidas no planejamento.
Mas, nessa etapa, é fundamental avaliar se a piscina será mais rasa ou mais funda ou se você irá optar pelos dois formatos.
Para isso, pode ser necessário o aluguel de um equipamento de construção específico, por exemplo, uma miniescavadeira.
4 – Nivele o seu terreno
Após a escavação do buraco, você deverá nivelar a terra para que a superfície fique homogênea e lisa ao longo de todo o fundo, para assim, facilitar a inserção dos pisos e construção das paredes.
Existem diversas formas de fazer esse nivelamento, mas se você optar por um piso inclinado peça ajuda a um profissional experiente.
5 – Estruture as paredes da piscina
Para a estruturação das paredes da piscina, crie uma sustentação com armações de metal ou até mesmo madeira.
Mantenha as paredes o mais uniforme possível e niveladas umas às outras. Se você escolher um modelo de piscina pré-moldado, basta colocá-lo no buraco com o auxílio de um guindaste.
6 – Encanamento e eletricidade
Para fazer a instalação dos canos na sua piscina, contrate um encanador licenciado, para que o sistema de filtração e suprimento seja criado para que a piscina funcione corretamente.
A regra vale também para a eletricidade, se você desejar iluminação e sistema de filtragem na piscina, afinal, uma piscina iluminada à noite também tem seus encantos, não é mesmo?
7 – Impermeabilização e acabamento
Agora que todo o espaço está de acordo, é hora de implementar os impermeabilizantes para as paredes, para evitar que ocorram as indesejadas infiltrações.
Em seguida, utilize argamassas também impermeabilizantes específicas para piscinas, pois elas são feitas com aditivos químicos e produtos específicos. Aplique os azulejos para dar acabamento e deixar o fundo da piscina mais bonito.
8 – Hora de testar a piscina
Por fim, quando toda a construção estiver pronta, adicione água e cloro até que atinja o topo da piscina.
É bem importante observar o funcionamento da bomba e verificar se não há nenhum problema quanto a isso e outras situações como por exemplo os azulejos, estufamentos ou vazamentos.
Se tudo estiver certo, é a hora de reunir a família para curtir a piscina!
Afinal, um mergulho para se refrescar nos dias quentes é tudo de bom!