Celebrado em todo o país no dia 10 de abril, o Dia da Engenharia nos faz pensar e refletir sobre o trabalho e a importância da área, seja ela a civil, a de petróleo e gás, a ambiental, a química, a elétrica, entre outras. Presente diariamente na vida de todos os brasileiros, o papel desempenhado pelos engenheiros são dos mais bonitos e relevantes para vivermos com qualidade.
Na Soma Urbanismo, são vários deles envolvidos, entre eles os civis, os eletricistas, os ambientais e os de produção. Neste post, falamos um pouco sobre a importância de cada um deles para os projetos desenvolvidos por nós.
Confira!
Engenharia civil
A engenharia civil é base de todo o nosso trabalho, da presidência da Soma Urbanismo ao pedreiro que você contrata para na hora de construir no seu lote.
Os engenheiros civis e os projetos desenvolvidos por eles são importantes principalmente quando falamos de estruturas. Eles definem como serão e quais serão os impactos de cada construção: edifícios, casas, parques, shoppings…
Também são responsáveis por escolher cada tipo de material utilizado e o melhor custo benefício, de forma que prejudique menos o terreno. Em cada loteamento da Soma Urbanismo, há a atuação de um engenheiro civil.
Engenheiro civil trabalha com teodolito, equipamento para medição de ângulos, em terreno.
Eles definem onde cada rotatória e parquinho ficará, por exemplo, como será feita a pavimentação, com qual material (em nosso caso, em piso intertravado), entre outras atribuições feitas para levar o melhor para você e sua família.
Engenharia elétrica
Já o engenheiro eletricista cuida da parte elétrica, como o nome já nos adianta. Tudo relacionado ao planejamento, construção e manutenção de circuitos e sistemas para a geração e distribuição de energia elétrica é dever do engenheiro eletricista.
Toda infraestrutura elétrica parte de um projeto elétrico, que é como se fosse um guia de execução da instalação das redes. Os empreendimentos entregues da Soma Urbanismo contam com rede elétrica já configurada e instalada, mas o morador deve solicitar a ligação elétrica para a sua casa com a operadora de energia responsável pelo município.
Engenheiro eletricista manuseia fios de instalação elétrica.
Engenharia ambiental
Os assuntos relacionados ao meio ambiente são prioridades para os engenheiros ambientais. Administração dos recursos hídricos, estudos de impacto ambiental, recuperação de solo e áreas degradadas e tratamento de resíduos do lixo e esgoto fazem parte de um trabalho de engenharia ambiental.
Em nossos loteamentos, existe todo um trabalho de estudo do solo, topografia, drenagem e de rede de água e esgoto realizado por nossos engenheiros ambientais. Eles são mais do que essenciais para garantir a qualidade de tudo que oferecemos para você.
Engenheiros ambientais analisam qualidade do solo, da água, entre outros assuntos voltados ao meio ambiente.
Engenharia de produção
Em um mundo onde procedimentos estão sendo cada vez mais analisados e estudados, os engenheiros de produção estão sendo cada vez mais requisitados no mercado. Eles têm uma visão mais macro dos negócios e são os responsáveis por organizar os procedimentos, equipamentos, materiais, aplicação da mão de obra e também quem as executa, combinando engenharia, recursos humanos, administração e técnicas de economia.
Com isso em mente, os nossos engenheiros de produção pensam em tudo aqui na Soma Urbanismo. Eles têm como objetivo principal otimizar a gestão de tudo e entregar um produto bom e de qualidade: os nossos empreendimentos.
Engenheiro de produção toma nota em visita a campo.