Com o avanço do mercado da construção civil, buscar melhorias nos processos para gerar bons resultados e qualidade nas obras é essencial para construtoras e loteadoras.
Como em todos os setores da economia, a construção civil apresenta muitas novidades para este ano. Confira as principais tendências para a construção civil em 2022!
Tendências para a construção civil em 2022
O avanço tecnológico continua sendo um dos principais fatores para as tendências do ano, além de moldar processos para a entrega mais rápida de resultados e o aumento de qualidade e lucratividade nas obras.
Conheça algumas dessas tendências a seguir!
1) Utilização de materiais tecnológicos
Os princípios sustentáveis estão em alta esse ano e a construção civil também aderiu a eles.
Com a proteção ambiental em pauta, a aplicação de materiais mais sustentáveis, como os tijolos ecológicos, cisternas para coleta e armazenamento de águas pluviais, telhados verdes como soluções termoacústica, jardins verticais para regular a temperatura interna são algumas das principais tendências da construção para 2022.
Outra forte tendência é o reaproveitamento de materiais, como a reutilização de pisos, ladrilhos e pallets, utilizados como uma forma de tornar um planeta mais sustentável.
2) Tecnologia e inovação nos processos
A gestão de alvarás e licenças para operações que dependem de documentos, pode ser otimizada por meio da tecnologia e inovação.
Alguns tipos de tecnologia já vêm sendo utilizados desde o ano passado e outras novas tecnologias são tendências para 2022. Veja a seguir:
- O uso de aplicativos facilitou a comunicação com o local de trabalho, incluindo a facilidade das inspeções visuais da obra à distância e em tempo real, apresentação de projetos e a liberação de alvarás e licenças por meio de plataformas online;
- A utilização de drones para mapear áreas extensas e de longas distâncias de maneira rápida, trazendo informações relevantes sobre o empreendimento em construção;
- A realidade aumentada, tendência também de 2021, se consolidou e apresentou eficientes resultados para os projetos, facilitando a visualização de investidores e compradores e transformando a experiência de visualizar um desenho técnico em uma pré-construção mais próxima da realidade.
- O BIM, tecnologia amplamente utilizada em 2021, também se consolida para esse ano. Além disso, será ainda mais comum a substituição de projetos em papel para tablets e smartphones.
3) Energia renovável
A energia renovável também está presente nas pautas sobre meio ambiente. E na construção civil não é diferente. E como a energia está também totalmente ligada à economia, ela pode ser abordada de diferentes formas em 2022.
Priorização de luz e ventilação natural, instalação de placas fotovoltaicas e o uso de outros recursos renováveis de energia, estão entre as principais formas de se utilizar energia renovável este ano. Além disso, é uma tendência forte para 2022, a iluminação natural, que é um grande atrativo para a possível valorização do imóvel.
4) Robotização de processos
Parece que o futuro com robôs nos ajudando é muito distante, mas não é! Está logo ali!
A robotização foi também uma das tendências para 2021, então não é de se espantar que ela esteja entre as tendências para esse ano.
O uso de robôs e inteligência artificial está ganhando cada vez mais espaço na construção civil. Nos canteiros de obras, o uso de robôs e sensores nas roupas dos trabalhadores, já podem ajudar na redução de riscos de acidentes e monitorar a produtividade.
Já nos escritórios, os robôs permitem a organização de processos, reduzem o risco de erros em cálculos e garantem mais agilidade e economia no desenvolvimento dos projetos.
Sendo assim, já deu para perceber que a robotização de processos da construção civil pode otimizar todo o sistema de trabalho de ponta a ponta nas obras.
Bacana, não é?
Continue no blog e aprenda a construir uma casinha para o seu cachorro!