O lançamento do Corporate Venture Capital da Soma Urbanismo, o SomaVC, foi um sucesso.
Realizado no hub Base27, em Vitória, durante a Startup Weekend, sua estreia representa um novo marco na jornada de inovação da loteadora Soma Urbanismo.
Quer saber tudo sobre como foi o evento?
Então vem com a gente e acompanhe a leitura!
O SomaVC
Como já te contamos por aqui, o SomaVC é o Corporate Venture Capital da Soma Urbanismo.
Mais uma forma de transformar espaços urbanos e trazer inovação e sustentabilidade para o setor, o SomaVC busca startups que conversem com esses pilares e ofereçam produtos e tecnologias que acompanhem as tendências do setor da construção civil, loteamentos e mercado imobiliário.
Além de atuar como Corporate Venture Builder e participar de Programas de Inovação Aberta, desenvolvendo testes, provas de conceito, e estabelecendo diversas parcerias e cocriações de soluções, a iniciativa é importante, ainda, no aprimoramento dos processos internos da loteadora.
Legal, né?
Um novo marco para a loteadora
Como dito anteriormente, o lançamento do novo SomaVC foi um sucesso e um novo marco para a trajetória da Soma Urbanismo, presente no mercado há 14 anos.
É uma nova estratégia onde empresas investem em startups, equilibrando riscos e oportunidades, com o objetivo de alcançar retornos não apenas financeiros, mas também estratégicos.
“O SomaVC simboliza a dedicação da Soma Urbanismo em descobrir startups de alto potencial e alavancar o seu crescimento, fornecendo recursos financeiros, know-how e conexões de mercado. Tudo isso, claro, com o intuito de promover o progresso não apenas financeiro, mas também estratégico”, pontua a analista de Inovação da Soma, Morgana Zanetti.
A tese de investimento é definida pelos sócios e executivos do Grupo e monitorada pelo Comitê de Investimento e Sinergia, também lançado no evento.
A operação do CVC é realizada pela área de inovação em colaboração com a consultoria externa Bbutton Ventures, uma Advisor de Investimentos especializada em micro CVCs.
Juntos, eles são responsáveis por originar investimentos, gerar sinergia com as empresas investidas e desenvolver projetos.
Por um futuro com mais inovação e sustentabilidade
O SomaVC representa um marco na busca contínua da Soma Urbanismo por inovação e na criação de parcerias estratégicas para moldar o futuro do setor da construção civil, loteamentos e mercado imobiliário.
Com esta iniciativa, a empresa está mais do que pronta para abraçar as mudanças do mercado e liderar o caminho rumo a um futuro mais inovador e sustentável.
“A gente tem investido muito em inovação. Então, são participações em hubs como o Base27, em Vitória, o Bússola Hub, aqui em São Mateus, e a Bbutton Space, em Colatina, que têm contribuído para essas trocas e movimentações. A Bbutton, uma empresa do grupo Soma, que é uma aceleradora de startups, mostra um pouco desse nosso envolvimento nesse viés”, explica a diretora comercial da Soma Urbanismo, Danielli Simões.
Galeria de fotos do evento
Que tipo de startup o SomaVC procura?
- Proptechs: queremos soluções que revolucionem a forma como vivemos e interagimos com a cidade;
- Fintechs: se a sua empresa simplifica processos e democratiza o acesso a serviços financeiros relacionados a imóveis, talvez o SomaVC seja para você;
- Construtechs: essa não poderia faltar. Aqui, buscamos soluções que tornem o processo de construção mais eficiente e inspirador.
- ESG: podem se candidatar startups que ofereçam soluções de ESG conectadas ao mercado imobiliário;
- Mobilidade: sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida no deslocamento na cidade devem ser pressupostos das startups de mobilidade que procuramos.
Vale lembrar que elas devem estar em estágio de pré-seed, onde o seu produto ou serviço deve estar testado, validado e disponível no mercado, buscando expansão da base de clientes.