Você sabia que o Espírito Santo possui a cafeicultura como a sua principal atividade agrícola?
É isso mesmo!
De acordo com dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), com a exceção da capital Vitória, todos os municípios capixabas produzem café, o que gera cerca de 400 mil empregos diretos e indiretos, e faz com que o grão faça parte da colheita de 60 mil das 90 mil propriedades do Estado.
E o que não falta são oportunidades no mercado para quem tem uma dessas propriedades e é produtor rural!
Aqui, podemos citar os descontos e condições especiais possíveis de existir na hora de comprar um carro 0km, por exemplo, com dedução de impostos, e até mesmo na hora de comprar um lote.
Mas, afinal, por que você deve investir em um deles no período da colheita?
É o que iremos descobrir no post de hoje!
Continue lendo para saber mais!
Espírito Santo é o 2º maior produtor brasileiro de café
Além de tudo o que dissemos anteriormente, é importante que nos aprofundemos um pouco mais no que o café representa para o nosso Estado.
Com uma enorme produção de arábica e conilon, somos o 2º maior produtor brasileiro de café, com 30% da produção brasileira passando por aqui e com a gente perdendo apenas para o Estado de Minas Gerais.
Fora isso, ainda segundo o Incaper, com 402 mil hectares em produção no Estado, a atividade cafeeira é responsável por, nada mais, nada menos, que 37% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola capixaba.
Ou seja: é algo de extrema relevância para a economia do Espírito Santo, não é mesmo?
Como será a colheita desta safra
Para o Centro do Comércio de Café de Vitória, a colheita da safra deste ano, que começou no início de junho, será uma das maiores e mais rentáveis da história.
Em entrevista para A Gazeta, o presidente do CCCV, Fabrício Tristão, afirmou que a expectativa dos exportadores é de que o café conilon chegue a 6,5 milhões de sacas vendidas para o exterior em 2024, um número quase 40% maior que o de 2023, quando chegou a 4,7 milhões de sacas vendidas.
Com os preços altos e a qualidade do café brasileiro, a autoridade afirmou que só não serão vendidas mais sacas por, simplesmente, não terem mesmo.
Considerando um contexto macro, nacional, a consultoria Safras & Mercado avaliou que a colheita de café da safra 2024/2025 já chegou a 15% da estimativa de produção no Brasil.
Nada mal!
Por que investir em lotes nessa época do ano
Considerando todo esse contexto otimista da economia cafeeira, algo que pode ser interessante a se garantir, como investimento, é um lote.
Especialmente, sim, nessa época do ano!
Isso porque diversas empresas fazem campanhas especiais que levam em consideração a sazonalidade da plantação e da colheita para oferecer, assim, as melhores ofertas.
Como sabemos, um lote é um investimento seguro, de alta procura e que contribui para a formação de patrimônio.
As chances de alta liquidez também são grandes, o que faz com que o lote se valorize ao longo do tempo – seja para você morar com a sua família, seja como forma de investimento.
Conheça nosso Plano Anual
E falando em campanhas especiais, não poderíamos deixar de citar o Plano Anual da Soma Urbanismo.
Nele, produtores rurais por, normalmente, possuírem uma renda maior neste período do ano em função da colheita dos produtos, conseguem fazer o pagamento de seus lotes de forma anual.
Desta maneira, eles podem começar dando apenas um sinal e pagando as demais parcelas de acordo com as safras dos anos seguintes.
Quer saber mais? Não deixe de falar com a nossa equipe!
Aproveite mais essa oportunidade de comprar um Soma com toda a qualidade e infraestrutura que só uma das maiores loteadoras do Espírito Santo, há 15 anos no mercado, pode te oferecer!
Redes de esgoto, elétrica, de água, drenagem, pavimentação em piso intertravado, terraplanagem e diferenciais como academia, playground ao ar livre, piscinas, quadra de vôlei, quadra de tênis, espaço pet, churrasqueiras, bar e muito mais te esperam em um de nossos empreendimentos (consulte condições).