Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Você sabe o que é uma taxa associativa?

Dúvida comum entre muitos clientes Soma Urbanismo, a taxa pode trazer diversas vantagens para quem mora em um loteamento fechado. 

Continue lendo para saber mais!

O que é uma taxa associativa

A taxa associativa é uma taxa que está ligada diretamente à Associação de Moradores de um loteamento, por isso o seu nome.

O pagamento da taxa oferece benefícios como mais segurança, bem-estar, qualidade de vida, segurança e conforto para os moradores do empreendimento. 

Isso porque ela permite que o residencial passe por manutenções contínuas das áreas comuns e também possibilita outros serviços que acabam por valorizar o patrimônio.

Vale lembrar que essa taxa e a associação de moradores são válidas apenas para os loteamentos fechados, uma vez que, nos abertos, a responsabilidade disso pertence à Prefeitura.

Taxa associativa x taxa de condomínio

A taxa associativa se difere da taxa de condomínio a partir do momento que um loteamento fechado NÃO é um condomínio.

Aliás, de acordo com o entendimento da Justiça, o próprio loteamento fechado pode ser chamado de uma Associação de Moradores, bem como uma associação privada ou associação civil. 

Todo este entendimento está presente no Código Civil, nos artigos 53 a 61, e na Lei 6.766.

Leia também: 3 diferenças entre loteamento aberto e fechado 

Qual é a importância de uma taxa como essa

Apesar de um loteamento fechado não ser um condomínio, a partir do momento que ele passa a ser administrado pela Associação de Moradores, a taxa associativa tem o objetivo de quitar as despesas feitas por ela. 

E com o quê se gasta, neste caso?

  • Manutenção das áreas comuns e dos seus itens de lazer.;
  • Implementação de melhorias no espaço;
  • Preservação e cuidados gerais;
  • Higienização e limpeza;
  • Segurança e serviços de portaria.

Quais os valores das taxas nos loteamentos Soma 

Cada loteamento Soma possui seu valor de taxa estimado de maneira diferente e o cliente só começa a pagar a taxa após a entrega do loteamento.

Ou seja: durante a obra, este custo não existe.

O valor das taxas associativas é definido pelo custo geral de manutenção e serviços das áreas comuns do loteamento dividido pela quantidade de lotes. No contrato, é divulgada uma estimativa do valor, feita por uma empresa especializada em administração de loteamentos, mas o valor real só consegue ser definido quando o loteamento é entregue aos moradores. No Residencial Reserva Privilege, em Nova Venécia, por exemplo, a taxa estimada é de R$ 240,00/mês, praticamente um valor simbólico frente a tantos benefícios”, explica a diretora comercial da Soma Urbanismo, Danielli Simões.

Ficou com mais alguma dúvida sobre a taxa associativa?

Entre em contato com a nossa equipe que teremos uma grande satisfação em solucioná-lá!