Que família que não possui conflitos, não é mesmo? Conviver com outras pessoas, seja apenas cônjuge, filhos, parentes ou amigos, pode ser bastante estressante, principalmente no que diz respeito à organização. Se a correria do dia a dia anda deixando sua casa bagunçada, atrapalhando a convivência, confira algumas dicas de organização da casa, para melhorar a vida, as relações e amenizar os conflitos.
Lar, e não casa
Manter a casa organizada não é apenas uma tarefa do dia a dia. O ambiente pesado e com muitos itens tem a capacidade de afetar seu humor mesmo que não perceba. A bagunça lhe tira a concentração, aumentando o nível de estresse. Além disso, é bastante irritante procurar algo e não encontrar em meio a tantas coisas.
A desordem passa a sensação de cansaço constante, pois sempre há a cobrança de ‘ter que arrumar’ algo. A tarefa de organizar a casa pode ser uma espécie de terapia, pois terá um efeito de descarrego ao deixar o ambiente mais leve. Além disso, pode diminuir relativamente níveis de ansiedade.
Torne a tarefa agradável. Uma música animada pode te ajudar a achar a disposição dentro de você. Depois que tudo estiver pronto, se recompense! Vá ao cinema, faça um bolo, saia com os amigos. Nada mais justo após o trabalho concluído.
A casa não precisa ser apenas uma moradia, é importante que seja um lar. Para isso, todos que vivem dentro dela precisam se sentir confortáveis. A sensação de alívio e comodidade de estar em casa não tem preço.
Organização da casa
Para manter a casa organizada, é preciso que todos os moradores colaborem. Sobrecarregar uma única pessoa com as responsabilidades, gradualmente, tornará o ambiente hostil.
Comunicação é a melhor saída nessa situação. Seja o cônjuge, filhos ou outros, é preciso sentar e estabelecer tarefas para cada um dos moradores a casa. Tirar um lixo, estender a roupa, pagar uma conta, todas essas atividades do dia a dia, se divididas entre todos, tornam a casa mais organizada, diminuindo o trabalho geral nos tempo vagos.
Uma opção muito útil é a de fazer listas e deixá-la exposta para todos os membro da casa. Lista de compras, lista de atividades semanais, mensais, e de acordo com a necessidade de cada um. A lista de compras na geladeira ajuda a lembrar algo que está faltando quando alguém for até o mercado, por exemplo.
Privacidade
Mesmo em família, a privacidade é um direito importante e necessário de cada ser humano. Principalmente com adolescentes. Confiar e se comunicar é sempre o melhor caminho para uma relação saudável. Não invadir a privacidade evita grandes conflitos. Todos temos o direito de acordar naquele dia, cheio de mau humor, e não querer falar com ninguém. Como indivíduos, é preciso respeitar o espaço de cada um.
Desapego
O acúmulo de itens que não usamos mais contribui para a bagunça dentro de casa. Por isso, combine um dia para separar coisas que não são mais úteis para ninguém. Se está com dó de desapegar daquele aparelho doméstico que você nem usa mais, venda-o para adquirir um que atenda suas necessidades atuais.
Roupas e objetos podem ser doados para instituições que necessitem ou possuam bazares de arrecadação. Além de manter sua casa mais leve, ainda ajudará pessoas que precisam.
Depois de anotar as dicas e deixar sua casa mais organizada e confortável, que tal conferir dicas para deixá-la mais fresquinha? O verão já tá quase aí, prepare-se!