Conviver em grupo pode não ser uma tarefa fácil. Quando se trata de vizinhança então! Quem nunca teve um vizinho barulhento? Ou que deixou o lote, ao lado do seu, sujo?
É necessário paciência, compreensão e bastante empatia na hora de morar perto de outras pessoas. O bom senso deve ser a palavra de ordem!
Para ajudar, separamos algumas dicas especiais de convivência para as áreas em comum do seu residencial. São orientações simples, mas que podem fazer bem para toda a vizinhança.
Confira!
Cuide do espaço em comum
Morar em um residencial requer cuidado com o espaço de todos. Pense no desconforto em usar a ciclovia se esta estiver suja, com fezes de animais, ou caso a academia estiver ocupada com alguém que não esteja usando os acessórios corretamente. Por isso é importante pensar no espaço com empatia e coletividade.
Caso vá passear com os animais, leve sempre uma sacolinha para recolher as fezes (ou resíduos) do pet. Também use sempre a coleira, pois outras pessoas e crianças podem ter medo.
Na academia, leve sempre uma toalha para evitar que os aparelhos enferrujem mais rápido, além de mantê-los higienizados para o próximo usuário. Quando estiver cheio, reveze com as outras pessoas enquanto descansa. Todos têm o direito de usar.
Se for levar as crianças para brincar no playground, certifique-se de recolher os brinquedos depois!
Segurança nunca é demais
Dentro do loteamento, lembre-se de obedecer ao limite de velocidade, evite buzinar mais de uma vez seguida e mantenha os faróis baixos.
Não deixe o carro em local inadequado e que atrapalhe os outros, aproveite apenas o seu espaço. Não se esqueça de que há crianças e animais pela região!
Respeite o conforto e o silêncio alheio
Caso haja confraternizações ou festas em sua casa, respeite os seus vizinhos. Os barulhos não podem ser muito altos e devem estar dentro dos horários previstos por lei.
Todos merecem se divertir no conforto do seu lar, mas isso não é motivo para transformar tudo em baderna!
Simpatia nunca sai de moda
Conhecer seus vizinhos e ter amigos por perto também é uma ótima dica de convivência para você e sua família. Faça amizades com as pessoas ao seu redor no residencial.
Saiba suas histórias, como foram parar próximo a você, suas escolhas e decisões que os levaram até ali. Quem sabe vocês não têm algo em comum?
Se for do tipo mais tímido, cumprimente sempre os moradores que cruzam o seu caminho, criar uma boa relação de coleguismo e educação pode ser um ótimo começo.