“Comprei o lote, mas quero transferir. Qual o procedimento?”
Essa é uma pergunta feita com frequência para a equipe da Soma Urbanismo e, inclusive, presente no Manual do Cliente Soma.
Neste post, a gente tira essa dúvida e responde quais providências a serem tomadas!
Financiamento em dia
Quem tem interesse de realizar a transferência do lote deve checar se suas parcelas estão em dia e se o financiamento ainda está vigente.
Com a informação em mãos, o cliente faz, em seguida, a solicitação do saldo devedor à Soma Urbanismo e entrega a documentação do novo comprador.
Essa documentação deve incluir:
- cópia simples do RG;
- cópia simples do CPF;
- comprovante de residência e certidão de Estado Civil (se solteiro, certidão de nascimento, se em união estável, contrato, se casado, certidão de casamento – incluir RG e CPF do cônjuge – e, se viúvo, certidão de óbito).
Taxas e tributos
Para a realização da transferência pela loteadora, além dos documentos, também será cobrada uma taxa de 1,5% sobre o valor da compra do lote.
Importante: essa taxa deve ser paga apenas no nome do titular e é essencial para dar andamento ao processo.
Após a solicitação do boleto pelo cliente e a respectiva confirmação de pagamento, o novo contrato (termos de anuência e termo aditivo) é emitido.
Além da taxa, o cliente também deverá arcar com o pagamento dos tributos e despesas na transferência do imóvel para seu nome, inclusive registros, averbações, escrituras, imposto de transmissão, certidões e demais despesas do cartório.