Quando as obras do seu loteamento se iniciam, um dos primeiros passos é fazer o levantamento topográfico do local, utilizando dados numéricos e diferentes estatísticas. Essa atividade possibilita todo o reconhecimento do terreno e também que o resultado final da obra seja o melhor possível. O nivelamento do solo também faz parte de todo esse processo. Você sabe o que é e quais são os seus diferentes tipos de nivelamento existentes?
Descubra lendo este post!
Nivelamento
Conhecido como levantamento altimétrico, o nivelamento é uma operação que permite determinar desníveis, isto é, a diferença de altura de pontos da superfície. Toda a desigualdade de altura entre dois pontos se dá pela diferença de nível entre os mesmos.
Para a realização do nivelamento no lote, se utilizam equipamentos chamados níveis.
As principais aplicações do nivelamento são na elaboração de perfis de rodovias, ferrovias, canais e rios; terraplanagem; lavouras de arroz e terraceamento; barragens; determinação de alturas de morros, torres e prédios; e, por fim, para obtenção de quantitativos de volumes.
Tipos de nivelamento
Geométrico
Comparado aos demais tipos de nivelamento, o geométrico é o mais adequado quando o assunto é precisão. Ele consiste em medir as diferenças de nível de forma direta.
Para executá-lo, utilizam-se instrumentos conhecidos como níveis. Esses instrumentos permitem a definição de linhas de visadas horizontais, em que as diferenças de altura entre um ponto e outro são feitas com o auxílio de miradas verticais.
Trigonométrico
Esse método consiste em fazer um levantamento indiretamente. O nivelamento é realizado a partir da medição da diferença de nível entre pontos do terreno e da determinação do ângulo vertical que os une e da distância entre eles.
São utilizados teodolitos ou estações totais, equipamentos em que se obtém os dados necessários.
Os nivelamentos trigonométricos são aconselhados quando há a existência de muitos pontos em um relevo, já que os métodos de medição são mais flexíveis e adequados no levantamento de áreas maiores.
Taqueométrico
No nivelamento taqueométrico, as distâncias e a diferença de nível podem ser obtidas com a utilização de uma luneta geométrica.
Barométrico
Nesse nivelamento, utiliza-se a medição da diferença de pressão entre dois pontos, por meio de barômetros e altímetros, baseado na pressão atmosférica. Uma pressão que varia de acordo com diversos fatores, como posição, temperatura, altitude e umidade.
Por isso, realizar um nivelamento barométrico requer conhecimento sobre as condições do ambiente e clima do terreno que está sendo estudado.
Além da técnica de nivelamento do solo, existe também a de melhoramento do solo. Conheça mais!