Sabemos que ao se tratar da saúde masculina o assunto é muito delicado. Mas quando o papo é sério temos que espalhar mensagens de apoio e conscientização. Durante todo o mês de novembro são realizadas campanhas em prol do Novembro Azul, que abraça a luta e prevenção contra o câncer de próstata.
Atrás apenas do câncer de pele, o câncer de próstata é mais comum entre os homens.
Como surgiu
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, visando quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e fazer o exame de toque.
Em 2014, o Instituto realizou ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos, adesão de celebridades, ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas.
Os sintomas
A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. O câncer nessa região ocorre por se tratar de células prostáticas que sofrem modificações moleculares e se multiplicam descontroladamente.
Em geral, nas fases iniciais,o câncer se apresenta silencioso. Com seu crescimento, pode causar diversos problemas urinários, como sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, retenção urinária, além do aumento da frequência urinária noturna.
Se não diagnosticado precocemente, ao crescer, o câncer de próstata pode acometer órgãos vizinhos.
Como prevenir
Para prevenção desse mal, é muito importante que bons hábitos alimentares sejam adotados, além da prática de atividades físicas e não fumar.
Mesmo que essas práticas sejam atendidas, é necessário que consultas periódicas sejam realizadas com especialistas para possíveis exames específicos.
Os mais conhecidos são o toque retal e exame de sangue, que identifica o crescimento da PSA, uma proteína produzida na próstata.
Um diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.