Durante o mês de abril, acontece, em todo o mundo, o chamado Abril Verde, uma iniciativa que busca conscientizar a população a respeito da segurança e da saúde do trabalho.
A data surgiu em homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, comemorado no dia 28 de abril.
E a Soma Urbanismo não poderia ficar de fora deste mês tão importante!
Por isso, no dia 13 de abril, a loteadora promoveu um evento para falar exclusivamente sobre o tema, que contou com palestra, dinâmicas e até premiações.
Quer saber mais? É só continuar a leitura!
Saúde e segurança em primeiro lugar
O evento de Abril Verde da Soma foi realizado em conjunto com o setor de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) da loteadora.
Na ocasião, houve um bate-papo sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, onde o engenheiro de Segurança do Trabalho da Soma Urbanismo, Lucas Galdino, também ministrou uma palestra com o tema “Saúde e Segurança em Primeiro Lugar”, realizada no Bússola Hub, em São Mateus.
Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), entre 2012 e 2022, mais de 25 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no nosso país, e mais de seis milhões de comunicações a respeito de acidentes foram feitas.
Para reforçar a importância do assunto e dados como esses, durante a conversa com Lucas, um quiz também foi realizado, com premiação para os três primeiros ganhadores.
“A abordagem trouxe uma reflexão sobre a nossa responsabilidade na prevenção de acidentes e como a nossa mudança de comportamento pode contribuir para um ambiente de trabalho seguro e saudável”, contou a técnica de Segurança do Trabalho da Soma Urbanismo, Larissa Alves.
Não basta construir empreendimentos com qualidade: é preciso dar segurança a quem os constrói
A Soma Urbanismo preza não só pela entrega de empreendimentos de qualidade, mas também pela segurança dos serviços realizados.
Para tanto, algumas medidas são tomadas em nossos canteiros de obras e na empresa como um todo, como:
- Sinalização das áreas e adequações dos canteiros das obras
- Diálogo de segurança com os funcionários
- Fiscalização dos prestadores de serviços
- Capacitações constantes
- Treinamentos e palestras voltados para saúde do trabalhador
“Reforçamos para os trabalhadores das obras, também, a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual e cuidados que todos devemos ter na realização de atividades de risco”, complementa Larissa.
Histórico da data
Como dito no início do post, o Abril Verde surgiu em homenagem ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado no dia 28 de abril.
Neste dia, também se celebra o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, em memória às vítimas de um acidente ocorrido em uma mina em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969 – o caso completou 50 anos em 2019 e, este ano, comemora-se 20 anos desde a instituição da data pela OIT.
Além do dia 28, no dia 07 de abril é o Dia Mundial da Saúde. Tendo como símbolo um laço verde, esse mês tem uma enorme mobilização mundialmente, envolvendo sindicatos, fundações, ministérios, federações e sociedade em geral no tema.
Todos os anos, há diversos eventos em prol da sensibilização de todos esses agentes e fala-se, ainda, sobre as políticas públicas que possam garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Bacana, não é?
Fique de olho em nossas redes sociais para não perder nenhum evento promovido pela Soma!
Confira também: Soma realiza novo workshop sobre ESG: você sabe o que é isso e quais as vantagens para as empresas?