Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

No Brasil, o dia 25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue, data que visa informar e conscientizar a população sobre a importância de ser doador e homenagear todas as pessoas que ajudam a salvar vidas a partir desta ação. 

A Soma, consciente da relevância deste ato e de seu dever social, buscando incentivar os seus colaboradores a serem doadores, promoveu uma programação especial relativa à data. 

Saiba mais detalhes!

 

A ação 

A ação teve início no último dia 18, onde a Soma contou com a presença de uma pessoa representando o HEMOES de São Mateus em sua sede. 

Neste dia, foram apresentados, de forma dinâmica, alguns dados relativos à doação de sangue no Brasil e foi feito um convite aos colaboradores para doarem sangue. 

Quem se identificou com o propósito e topou a nobre missão, pôde realizar o agendamento para doar no HEMOES. 

A iniciativa foi toda acompanhada e divulgada nas redes sociais da Soma Urbanismo. Para conferir os depoimentos de como foi, é só acessar o nosso Instagram

 

Apenas 1,6% da população é doadora

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada 1.000 brasileiros, apenas 16 são doadores de sangue no Brasil, percentual que corresponde a 1,6% da população brasileira. 

O número pode ser ainda maior com a ajuda da população, pois somente assim se garante os bancos de sangue sempre cheios. 

Uma bolsa de sangue coletada de um doador pode salvar até quatro vidas!

 

Posso ser doador?

Se você também se interessou pela iniciativa e quer ser doador, aqui vão os requisitos básicos a serem cumpridos:

  • Idade: entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes dessa idade, menores de 18 precisam estar acompanhados de responsáveis ou com formulário de autorização)
  • Peso: mínimo de 50 kg
  • Repouso: ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24h
  • Alimentação: evitar jejum e alimentos gordurosos nas últimas horas e em casos de ter tido refeições fartas no almoço ou jantar, doar após 3 horas
  • Documentos: apresentar documento de identidade original com foto atual, emitido por órgão oficial (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Previdência Social)
  • Bebidas: não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas
  • Fumo: não ter fumado tabaco por no mínimo 2 horas antes da doação
  • Exercícios: não ter praticado exercícios físicos exagerados nas últimas 24 horas

 

Participe dessa corrente de solidariedade!