Algumas casas ou apartamentos não são do tamanho que sonhávamos ou esperávamos, não é mesmo? Por isso, é legal usar a criatividade para criar espaços úteis com tudo que possa ajudar no dia a dia.
Até porque, não é o tamanho do espaço da casa que irá definir se os seus ambientes ficarão estilosos, funcionais e, melhor ainda, do seu gosto.
Para te ajudar nessa missão de aproveitar cada cantinho da sua casa, nós separamos cinco dicas para tornar os ambientes mais agradáveis.
Confira a seguir!
1) Aproveite as paredes
Se o espaço for pequeno, saiba que você sempre poderá contar com a parede. E além disso, em vez de deixar um utensílio no chão e ocupando boa parte do cômodo, você pode deixá-lo suspenso, deixando o espaço completamente livre.
Neste caso, estamos falando sobre as prateleiras e dos nichos, que despertam um bom apelo visual e sem preencher o espaço de circulação, permitindo uma organização perfeita dos mais variados itens.
Só que, diferente de um armário, os objetos ficam expostos. Então, tome cuidado para não deixar tudo aglomerado, certo?
2) Pense em móveis inteligentes
Sabe aquele móvel dos sonhos mas que infelizmente, não cabe na sua casa? Mas não desanime, isso tem solução!
Uma boa maneira de solucionar esse problema, é o investimento em móveis dobráveis e que podem ser guardados facilmente.
Com o avanço da tecnologia e do design, podemos usufruir de mobílias funcionais e que atendem a nossa necessidade. Maravilha, não é?
Aqueles conjuntos de cadeiras e mesas dobráveis, são ótimos exemplos disso!
Você pode adquirir móveis que tenham uma madeira de qualidade, pernas reforçadas e até com opções personalizadas, que com certeza, serão excelentes.
Além do conforto, você não terá dor de cabeça para organizar tudo, logo após o uso.
3) Dê mais de uma função para os seus cantinhos
Independente se a sua casa ou o seu apartamento forem pequenos, saiba que cada cômodo tem uma função, como: sala, quarto, escritório, cozinha e etc. Por isso, se você usar e abusar da criatividade, mesmo que esses ambientes sejam pequenos, ficarão lindos e funcionais.
Como, por exemplo, se você tem um quarto espaçoso, ele também pode se tornar um escritório. Ou um quarto que também é uma sala.
As ideias podem parecer incomuns, no primeiro momento, até porque, não estamos muito acostumados a sair do comum. Entretanto, a arquitetura está em constante evolução, fazendo com que isso seja possível!
4) Use e abuse dos móveis embutidos
É isso mesmo! Os móveis embutidos são uma excelente escolha, para aproveitar cada espaço da casa.
Eles não impedem nenhuma passagem e nem ocupam espaços de muita utilidade. Além de haver diversas possibilidades, você consegue adaptá-los de acordo com a sua necessidade.
Os embutidos variam entre armários, nichos, prateleiras, espelhos e até camas. Pense naquela coluna ou parede da sua casa, que pode receber nichos embutidos, para guardar itens importantes e objetos decorativos.
5) Adapte os ambientes
Não é sobre ter dois ambientes em um cômodo, mas sim, sobre ambientes conectados. Porque além de desfrutar dos espaços, também é possível aproveitar a integração pessoal.
Como exemplo, temos as portas de correr, que são otimizadores de espaços, por não consumirem os espaços da área de circulação. Outro exemplo, também, são as
cozinhas americanas, que unem a sala com a cozinha, geralmente, separadas por apenas uma bancada.
Com esses segredos fica muito mais fácil decorar e otimizar os espaços das casas ou apartamentos pequenos!
Desse modo, não importa o tamanho, o seu lar pode e deve ficar do jeito que você sempre quis!