Alternativas mais sustentáveis para a geração de energia elétrica são descobertas a todo momento. Uma delas é a energia solar e, consequentemente, todas as suas formas de utilização, como no aquecimento solar da água.
Mas como ele funciona? Será que realmente vale a pena? Descubra lendo abaixo!
Diferenças entre os usos e vantagens
A utilização da energia solar para a geração de energia elétrica é conhecida como aquecimento solar fotovoltaico, mas não deve ser confundida com o tema deste post.
Quando utilizamos do sol para geração de energia de aquecimento, no caso, da água, temos o que é chamado de aquecimento solar térmico.
Este tipo de aquecimento, como toda a energia solar, além de ser gratuito, não emite carbono.
Ao contrário do que muitos pensam, é também útil em dias mais frios e nublados, como os dias de inverno, graças ao sistema auxiliar presente nos aquecedores .
Como funciona
Os aquecedores solares são compostos por placas coletoras solares (ou painéis), responsáveis por absorver a radiação do sol, e um reservatório de água, o boiler, responsável por armazenar a água aquecida.
O funcionamento é bem simples.
O sol bate nas placas e essa energia térmica é transportada até que chegue ao boiler através de um processo chamado de termofissão.
O boiler é alimentado pela caixa de água comum da casa e ela é quem certifica de que o reservatório estará sempre cheio.
Esquema da Soletrol mostra como funciona o sistema de aquecimento solar.
Tanto as tubulações por onde a energia corre, quanto o reservatório, são feitos de cobre, aço inoxidável ou polipropileno. Eles são isolados termicamente.
Segundo o físico Kleber Cavalcante, desta forma a água se encontra sempre aquecida e pronta para o consumo a qualquer hora do dia.
Sistema auxiliar e preços
Todo aquecedor solar traz um sistema auxiliar, elétrico ou a gás, para o aquecimento da água.
Quando o tempo fica muito nublado ou o nº de banhos ultrapassa o “limite”, o sistema é acionado para garantir a água quente.
Mas afinal, o investimento vale a pena?
Considerando o dinheiro gasto com a instalação e o que você vai economizar a longo prazo, a resposta é sim.
Uma pesquisa da Proteste apontou que o sistema mais barato e fácil de instalar é, claro, o chuveiro elétrico. Em uma casa simples e com apenas um banheiro, instalar o aquecedor pode custar entre R$ 1.500 e R$ 2.000 – varia de acordo com o número de banheiros e pessoas utilizando a casa.
Porém pensando a longo prazo, a economia gerada com a conta de energia elétrica pode chegar a 70%. Cabe você a avaliar o que fica melhor para o seu bolso.