Para oferecer os melhores serviços aos nossos clientes, a Soma Urbanismo tem uma equipe de profissionais de diversas áreas. Um que tem fundamental importância no setor de loteamentos e está também na Soma é o arqueólogo.
Saiba mais sobre as suas funções e a importância para você e nossos empreendimentos!
O que é?
O arqueólogo é o profissional que estuda locais e ocupações através de vestígios deixados nesses ambientes. Vestígios esses que podem ser um machado de pedra, potes de cerâmicas, muros de pedras e até edificações.
Esse profissional pode atuar em pesquisas acadêmicas ou em instituições públicas e privadas, como museus, centro de pesquisas e laboratórios. Há ainda outra área de atuação, a de licenciamento ambiental na Arqueologia Preventiva.
Em tal âmbito, os arqueólogos trabalham com obras que causam grande impacto no solo e no ambiente em geral, como em hidrelétricas, parques eólicos ou empreendimentos imobiliários, como no caso da Soma.
Arqueólogo na Soma
Mauro Almeida é o arqueólogo da Soma. Ele conta que são várias atribuições desse profissional na loteadora, que vão desde à questões burocráticas no Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) até a execução do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (PAIPA).
O PAIPA, especificamente, é um documento que fornece itens obrigatórios para dar prosseguimento às obras. É ele que aponta se há ou não a necessidade de buscas por materiais arqueológicos no perímetro do empreendimento. Caso tenha algum material no terreno, é preciso realizar o salvamento arqueológico, que consiste na retirada do mesmo, mediante uma autorização do Iphan.
Além disso, o arqueólogo tem um papel de conscientização e divulgação do patrimônio.
“A divulgação é realizada por meio de várias ações, como palestras, bate-papos, entrevistas, visitas a museus, escolas, à comunidade próxima ao empreendimento e até dentro da própria empresa”, explica o profissional.
Importância do profissional
Esse profissional tem importância não apenas em uma loteadora, na execução da etapa de proteção ao patrimônio arqueológico, mas também para toda a sociedade. É o que conta Mauro.
“A importância do arqueólogo pode ser vista na reconstrução da história de um povo, através da identificação dos sítios arqueológicos e da divulgação do Patrimônio Cultural. Além disso, esse profissional tem papel fundamental no que se refere a formação de cidadãos sensíveis a proteção e preservação de um patrimônio”, ressalta.
Confira algumas fotos do trabalho realizado pelo Mauro Almeida e a sua equipe na Soma!