Quando se trata de cuidados com as crianças, não dá pra relaxar completamente, mesmo em casa. Algumas dicas, portanto, podem ajudar a evitar situações de perigo para os pequenos.
Veja quais!
Estabilize móveis grandes
A primeira dica para deixar a casa mais segura para as crianças é estabilizar móveis muito grandes. Pode não parecer, mas alguns deles, como uma estante, correm grande risco de cair, com um esbarrão, por exemplo, se não estiverem bem presos.
O ideal é que esses móveis estejam pregados de forma firme na parede, no chão, no teto ou na superfície mais lisa próxima.
Objetos inadequados fora do alcance
Com crianças em casa, é primordial que objetos perigosos fiquem sempre fora do alcance dos pequenos.
Por isso, invista em deixar medicamentos, cosméticos, produtos de limpeza e até plantas o mais alto que puder. Separe as últimas prateleiras ou armários para guardar esses produtos.
Cuidado com a água
Afogamentos dentro da própria casa são mais comuns do que imaginamos e também fazem parte da preocupação doméstica diária. Para prevenir, sempre mantenha baldes, vasos sanitários e piscinas cobertos. Outra opção também é construir bordas elevadas na piscina.
Também não é recomendado deixar a criança sozinha quando alguém estiver mexendo com água por perto.
Janelas e varandas
Para a proteção de crianças e animais, grades e telas nas janelas e varandas é essencial. Crianças são curiosas, e um mínimo instante de distração pode ser o suficiente para que elas queiram saber o que tem do outro lado ou embaixo da janela.
Essa medida simples lhe dará mais segurança dentro de sua própria casa.
Tomadas e fiação
Outra medida de segurança importante é usar capas protetoras em todas as tomadas. As crianças podem querer colocar os dedos nos buraquinhos da tomada, o que pode ocasionar em choques perigosos. Fios soltos e desencapados pela casa também nem pensar!
Gostou das dicas? Confira também como lidar com a bagunça e organizar a casa em passos simples para facilitar a achar os pontos de perigo!