Adotar medidas de cuidado com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais essencial, né? Além de permitir que as empresas tenham ainda mais responsabilidade social.
A responsabilidade social e as práticas de governança são fatores que contribuem no balanço das empresas. Por esse motivo, o consumidor passa a estimular e priorizar as empresas que se dedicam sobre os temas socioambientais.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Nielsen por 60 países, foi revelado que 66% das pessoas estão dispostas a pagar por produtos e serviços de companhias comprometidas com essas questões.
Dessa forma, trouxemos a fala do nosso colaborador Arlys Souza, que atua na coordenação de Marketing, para contar sobre o novo comitê criado em função da nova implementação da ESG.
O que é ESG?
Como nova forma de nos referirmos às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa, a sigla ESG facilita na abreviação dos termos vindos do inglês environmental, social and governance.
A implementação das práticas da ESG permite dizer o quanto um negócio busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente, buscando, então, construir um mundo mais justo e responsável, para a sociedade.
Significados
- E (ambiental): A letra se refere às práticas de uma empresa em relação à conservação do meio-ambiente e sua atuação sobre temas como: aquecimento global e emissão de carbono, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos e escassez de água.
- S (social): A letra, por sua vez, se refere a preocupações com questões como: satisfação dos clientes, proteção de dados e privacidade, diversidade da equipe, engajamento dos funcionários, relacionamento com a comunidade, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
- G (governança): A letra se refere às medidas relacionadas à administração de uma empresa. Envolve composição dos conselhos, estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa, entre outros.
Implementação na Soma Urbanismo
Para que a implementação da ESG seja feita da melhor forma, primeiro, é preciso entender as necessidades de aplicar ao seu negócio.
Diante a isto, Arlys conta que: “A iniciativa veio do Gustavo (presidente da Soma Urbanismo). Entendendo que a Soma está crescendo e ampliando sua atuação, enxergou a necessidade de reduzir os impactos sociais e ambientais ocasionados por nossas obras nas áreas dos empreendimentos e nas regiões próximas”. Relata o Coordenador de Marketing da Soma.
Comitê multidisciplinar
Dentre os tópicos da ESG, são reforçados a importância das boas condições de trabalho, incentivo à educação e cuidado com o meio ambiente.
Esse reforço tem como objetivo poder melhorar, ainda mais, as condições de trabalho dentro e fora da empresa, assim como a redução dos impactos sociais das produções.
Para que a equipe possa compartilhar informações, de forma multidisciplinar, foi criado um comitê. “O comitê é multidisciplinar, formado por colaboradores de todos os setores da Soma. Nos reunimos para realizar algumas atividades e diagnósticos sobre o estágio que a Soma se encontra referente às iniciativas ESG”. Aponta Arlys Souza.
O comitê é composto pelos colaboradores de todos os setores da Soma Urbanismo, sendo eles:
- Lineker Bis Hoffmann – Gerente de Projetos (Presidente do Comitê ESG Soma urbanismo);
- Luciana Magnago – Analista de RH;
- Raphael Pinheiro – Melhoria Contínua;
- Tiago Cardoso – Tecnologia da Informação;
- Arlys Souza – Coordenador de Marketing;
- Pedro Chimenes – Relacionamento com o Cliente;
- Georgia Bis Hoffmann – Auxiliar Administrativa;
- Jorge Luiz Bruziguini;
- Morgana Zanetti – Analista de Inovação.
“A diretoria e os coordenadores da Soma foram matriculados em um curso, ministrado pelo Centro de Educação e Treinamento em Engenharia (CTE). Acontece online com frequência quinzenal, teve início em agosto de 2022 e vai finalizar em janeiro de 2023”. Acrescenta o Coordenador de Marketing da Soma Urbanismo.
Estar atento(a) sobre as novidades do mercado, é essencial! Por esse motivo, buscamos nos preparar para propor o melhor aos nossos consumidores.
Agora, conheça os nossos diferenciais nas construções, clique aqui!