Em um mundo movimentado como o nosso, as reclamações relacionadas ao barulho intenso e a outros ruídos corriqueiros são mais do que comuns. Para evitar que essa poluição sonora seja um incômodo maior do que normalmente já é, algumas ações simples podem ser tomadas para melhorar a acústica da casa.
Conheça as alternativas.
Cuidado com as frestas
Por conta do seu espaço mínimo parece que não, mas as frestas de portas e janelas são responsáveis por uma parcela significativa do incômodo sonoro que entra nas casas.
Para resolver o problema, a vedação é uma boa escolha.
É possível vedar com borracha (a chamada veda fresca), vidros com estrutura dupla, tripla e até quádrupla, ou mesmo substituir a janela comum por uma com dobradiças ou tipo basculante.
No mercado, além de janelas, também existem outras opções de portas com um maior isolamento acústico já oriundo de fábrica. Elas podem ser de metal, madeira maciça ou vidro.
Homem aplica vedação de borracha em janela.
Piso deve ser levado em consideração
O piso e o que é colocado em cima ou embaixo dele deve ser considerado. Ninguém gosta de incomodar o vizinho ou ser incomodado com barulhos de sapato ou das patinhas do cachorro.
Por cima, o carpete pode atuar como um ótimo isolante acústico, até 10 vezes maior que outros revestimentos. Ele ajuda a abafar diversos sons, incluindo os de passos, arranhões e de quebras.
Outra maneira de decorar o ambiente e ainda diminuir a propagação do som é utilizando tapetes felpudos.
Eles podem ser combinados com elementos de decoração como quadros e almofadas, que também contribuem para absorção de ruídos.
Carpete possui isolamento acústico até 10 vezes maior.
Por baixo do piso, a manta acústica é uma das soluções indicadas. Colocada entre a laje e o contrapiso, ela reduz os impactos e faz com que a vibração não vá para o apartamento de baixo. Fica a dica!
Gesso pode ser uma boa pedida
Em alta em diversas construções, o forro ou a placa de gesso combina beleza, design e conforto acústico.
Apesar de mais caro, o gesso abafa o som externo e, ao contrário do que muitos pensam, não é frágil.
Antes de fechar negócio, uma dica é avaliar as opções do mercado e, se possível, pesquisar referências com quem já tenha o material instalado em casa.