Planejar a construção de uma casa é uma tarefa muito importante para ficar satisfeito com o resultado final do imóvel, bem como evitar imprevistos indesejados. Mas, você ainda não sabe como começar? Não se preocupe!
Para te ajudar nessa missão, preparamos seis dicas para te ajudar nessa tarefa importante e que precisam de muita atenção.
Confira!
1) Escolha o lote ideal
A primeira dica de como planejar a construção de uma casa é escolher o lote que atende às suas necessidades e de sua família.
Por isso, é preciso analisar a área permitida para construção, ou seja, se há espaço suficiente para todos os cômodos e espaços pensados, bem como verificar a qualidade do solo e os desníveis do terreno.
Todos esses detalhes impactam e muito ao longo das obras. Então, nada de apressar esse momento!
2) Defina até quanto pode gastar
Definir o orçamento é outra etapa bastante importante, já que saber quanto pode gastar evita prejuízos no futuro ou mesmo aquela falta de grana para dar prosseguimento ao seu sonho de ter uma casa própria.
Sabendo disso, coloque no papel toda renda mensal da família e veja o valor que precisa ser economizado para a construção do imóvel.
Ah, não exagere nem economize demais, faça as contas da maneira correta e mais realista possível!
3) Pesquise por profissionais qualificados
Ao construir uma casa, é impossível fazer tudo sozinho, não é mesmo? Fora que ter um acompanhamento técnico é uma exigência da legislação brasileira.
Para te auxiliar nessa tarefa importante, é interessante que você procure uma construtora de confiança que irá desenvolver e acompanhar cada etapa da construção, desde o projeto da sua casa até a entrega final do imóvel.
Mas se você deseja contratar um arquiteto apenas para desenvolver o projeto da sua casa, também será muito importante para iniciar a construção.
Porém lembre-se sempre: essas pessoas são as responsáveis por tornar seu sonho realidade.
Então, seja criterioso no momento de escolher os profissionais!
4) Compre os materiais necessários
Se você contratar uma construtora, não irá se preocupar com a compra dos materiais necessários para a obra, uma vez que os profissionais envolvidos conhecem todos os insumos e podem escolher os de alta qualidade.
Se ainda assim você quiser ir às compras, é interessante que você pesquise ao menos em três lojas para comparar os preços dos insumos necessários para a sua obra. Isso evita, por exemplo, comprar algo muito mais caro, apenas por não ter pesquisado o bastante.
5) Acompanhe o cronograma de obras
Para manter a organização do andamento da obra e dos seus estágios, o recomendado é pedir um cronograma aos profissionais contratados e a frequente atualização dele.
Dessa forma, você consegue sempre entender e visualizar o quanto falta para tudo ficar pronto!
6) Garanta a documentação
Sem essa etapa, nada da obra pode se desenvolver!
Portanto, atente-se às obrigações jurídicas para conseguir a aprovação e a formalização do projeto. Se você contratar uma construtora para cuidar da sua obra, ela ficará encarregada de cuidar disso, evitando preocupações e contratempos com os documentos.
Mas fique atento a essa etapa, já que aqui é necessário o pagamento de taxas e impostos legais.