Investir em lotes pode ser uma excelente oportunidade de retorno financeiro.
Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), o mercado imobiliário tem mostrado um crescimento consistente nos últimos anos, com mais de 179 mil unidades comercializadas nos últimos 12 meses até abril de 2024.
Ainda, um outro estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) indica que o setor imobiliário é um dos mais resilientes da economia, apresentando bons resultados mesmo em períodos de instabilidade – em especial quando se trata de lotes.
Com isso, investir nos mesmos se torna uma alternativa interessante para quem busca diversificar seus investimentos e garantir um bom retorno.
No mercado, existem três formas de se fazer isso: a partir da valorização do lote em si, utilizando-o para construir e vender, ou mesmo construir e alugar.
Quer saber mais?
É só continuar a leitura!
1) Valorização
Um lote por si só já apresenta um excelente potencial de valorização.
Com o tempo, a tendência é que a região do entorno comece a se desenvolver, trazendo a construção de novas vias, centros comerciais e até mesmo indústrias, o que melhora a infraestrutura local e o aumento da demanda por lotes naquela região.
Com mais emprego sendo gerado, mais renda circulando e mais pessoas procurando por lugares para morar – em especial se esses lugares forem perto do trabalho, não é mesmo?
Com entrega prevista para 2026, o Residencial Reserva Jardim II, em São Mateus, por exemplo, está sendo construído às margens da Rodovia Othovarino Duarte Santos, uma das principais da cidade e principal acesso a Guriri.
Além da própria sede da Soma Urbanismo, é nesta rodovia que também se concentram os principais hospitais e faculdades particulares do município.
Ou seja: mais expansão e moradia próximo ao trabalho!
Fora isso, a instalação de redes de água, esgoto e energia elétrica, de serviços como drenagem e pavimentação, além do oferecimento de estruturas como academia ao livre e playground, como acontece nos empreendimentos da Soma Urbanismo, também contribuem para essa valorização.
2) Construção e venda
Outra forma de obter retorno com lotes é através da construção de imóveis para venda.
Nele, além da compra de um lote, é construída uma propriedade e esta é vendida junto com ele.
Todo esse processo pode oferecer um retorno muito bacana, em especial em áreas com alta demanda por novas residências ou espaços comerciais.
Se você está pensando em fazer isso e se pudéssemos dar uma dica, seria de, antes de comprar o lote e construir de uma vez, realizar uma análise de mercado para identificar o tipo de imóvel que tem maior demanda por ali.
Com a análise em mãos, lembre-se também de consultar o Plano Diretor Municipal da cidade e contratar um arquiteto para o desenvolvimento do projeto. Consultar a loteadora e se certificar que esse imóvel pode ser construído ali também é uma recomendação importante.
Após o início das obras e sua conclusão, sempre respeitando vizinhos de lotes (nada de jogar entulho lá, viu?), prazos e usando materiais de qualidade é só colocar o imóvel à venda e obter o tão sonhado retorno!
3) Construção para locação
Por fim, mas não menos importante, você pode seguir os mesmos passos citados no tópico anterior, mas com o diferencial de, ao final deles, colocar o imóvel para alugar e não vendê-lo.
Assim, você garante que terá uma renda mensal recorrente, que pode ser utilizada para complementar outros rendimentos ou para reinvestir em novos projetos.
Ah! E tem mais: além desta renda proveniente dos aluguéis, o imóvel construído também pode se valorizar ao longo do tempo, muito por conta dos motivos que citamos no primeiro tópico.
Demais, não é?
Na hora de colocar para alugar, você pode fazer essa gestão por conta própria ou mesmo contratar uma administradora/imobiliária para fazer isso por você.
Apesar de nem todo proprietário gostar de fazer isso, a ação pode acabar trazendo menos dor de cabeça com, por exemplo, inquilinos devedores ou mesmo problemas de infraestrutura no imóvel que você construir, seja uma casa ou um prédio pequeno, por exemplo.
Fale com a Soma
Como vimos, investir em lotes pode oferecer diversas oportunidades de retorno financeiro, seja pela sua própria valorização, construção e venda, ou construção para locação.
Você não vai ficar de fora de um dos mercados que mais cresce no país, não é mesmo?
Fale com um de nossos corretores e garanta o seu lote com a infraestrutura completa e a qualidade Soma Urbanismo!