Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

A falta de práticas sustentáveis no crescimento urbano pode trazer consequências negativas para a população e para o meio ambiente. 

Conheça a importância de reverter essa situação e formas de ter uma cidade que alie desenvolvimento e sustentabilidade! 

 

A sustentabilidade importa! 

 

Um crescimento desordenado afeta de diversas formas a vida da população. Isso acontece porque quanto mais pessoas vivem de forma concentrada, há mais pressão sobre a terra e, por consequência, aumento da degradação do solo e da biodiversidade. 

Além disso, o agrupamento populacional provoca uma alta descarga de CO² na atmosfera, o que causa insalubridade do ar e efeito nas condições climáticas, com elevação de 1 a 6 graus da temperatura urbana. 

Tais fatos tão alarmantes podem ser evitados caso seja implementado um modelo de desenvolvimento que não leve em conta apenas as demandas de crescimento, mas também as consequências ambientais e para as futuras gerações. 

A sustentabilidade, afinal de contas, importa e muito!

 

Ações conscientes 

 

O caminho para a mudança é longo, mas possível. Nesse percurso, algumas ações podem ser colocadas em prática no desenvolvimento consciente de uma cidade, como: o uso de fontes de energia renováveis; ampliação de espaços verdes; transporte público e trânsito não motorizado! 

Saiba um pouco mais de cada uma! 

 

Uso de fontes de energia renováveis

A utilização de fontes de energia abundantes e renováveis – eólica, solar, geotérmica e hidráulica – na infraestrutura de uma cidade pode contribuir com o meio ambiente. 

Elas evitam o consumo excessivo de combustíveis fósseis e diminuem a emissão de gás carbônico na atmosfera. 

Uma boa medida para implantar em casa, prédios e empresas! 

 

Ampliação de espaços verdes

Os espaços verdes nas cidades, além de propiciarem uma melhor qualidade do ar, são excelentes para a população fazer exercícios e reduzir os níveis de estresse e cansaço causados pelo dia a dia.

É uma forma de unir sustentabilidade e proporcionar mais saúde, física e mental, para a população! 

 

Transporte público e trânsito não motorizado 

A mobilidade urbana é outro quesito importante para um desenvolvimento sustentável do crescimento urbano. 

Os modais de mobilidade não motorizados, como as caminhadas e as bicicletas, ajudam a produzir menos poluição atmosférica e evitam ruas congestionadas. Para mais eficiência, uma transformação dos espaços destinados aos pedestres e ciclistas é necessário. 

Na Soma Urbanismo, por exemplo, há diversos empreendimentos com ciclovias, como o Residencial Jacuí II.

Além desse tipo de modal, há também o transporte público. Com investimentos, esse transporte pode se tornar acessível e a primeira opção no momento de escolher um meio de locomoção, ao passo que diminui a utilização de automóveis. 

Uma boa, não é?

 

Você notou que ao adotar simples hábitos, é possível ter entornos urbanos mais amigáveis, habitáveis e verdes? Coloque essas atitudes em prática!

 

Veja também: O que a Soma Urbanismo realiza a favor do meio ambiente?