Fundada no ano de 1800, Linhares é um dos municípios mais promissores do Espírito Santo e a principal cidade no norte do estado. Conhecida como “Cidade das Águas”, confira algumas curiosidades sobre este importante lugar no desenvolvimento da nossa terrinha!
Origem do nome da cidade
Após um ataque dos índios Botocudos, que resistiram à invasão branca, o povoado foi reerguido no mesmo lugar em 1809. O nome foi em homenagem ao Dom Rodrigo de Sousa Coutinho, o Conde de Linhares.
Temperatura mais baixa
Apesar de Linhares estar localizada na região norte, a temperatura mais baixa registrada foi a de 10ºc em julho de 1979.
Caboclo Bernardo
O pescador Bernardo Brumatti José dos Santos – ou caboclo Bernardo -, foi responsável por salvar pelo menos 128 homens do navio Imperial Marinheiro. A embarcação naufragou próximo a regência em 1887, sendo reconhecido como herói ao ser condecorado pela Princesa Isabel.
Atualmente, na primeira semana de junho, é comemorada a festa do ‘Caboclo Bernardo’, onde várias bandas de congo regionais resgatam a memória do herói.
Linhares: melhor cidade para se viver do estado
Linhares já foi considerada a melhor cidade para se viver no Espírito Santo. O resultado foi de uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, que levou em consideração critérios como educação, saúde, emprego e renda dos moradores.
Cidade das Águas
Conhecida como cidade das águas, Linhares é destaque mundial por suas lagoas e rios. Além de ser a cidade que mais possui lagoas da América Latina, ainda possui a maior do Brasil, a Lagoa Juparanã. Também está localizada no município a lagoa mais profunda, de Palmas. A cidade também possui a maior extensão litorânea e maior extensão territorial do estado.