Você já deve saber que ela é a cidade com a maior quantidade de água doce do ES e que possui diversas cachaças premiadas até fora do país. Mas investir em Linhares vai muito além disso.
Com maior expansão litorânea e territorial do Estado, o município ainda passa por um processo de expansão imobiliária e conta com um índice de desenvolvimento lá no alto, sendo também considerada uma das melhores cidades para investimento financeiro.
Se isso por si só não foi o suficiente para te convencer a investir em Linhares, a gente te traz mais 6 dados que vão fazer você repensar sua ação agora.
1) Pioneira em gestão de recursos eletroeletrônicos
Com o trabalho da ES Ambiental, Linhares foi a primeira e até hoje é a única cidade no Estado com uma empresa a atuar na gestão de resíduos eletroeletrônicos.
Com um trabalho pautado pela logística reversa dos produtos eletrônicos e pela comercialização de recicláveis, a empresa possui oito pontos de coleta de materiais eletrônicos espalhados em Linhares, Vitória, Aracruz, São Mateus e Colatina.
2) Uma das melhores cidades de porte médio do Brasil
Em 2015, a cidade foi eleita como a 5ª melhor cidade de porte médio do Brasil pela Revista Istoé.
O levantamento envolveu 475 cidades com população de 50 a 200 mil habitantes e Linhares foi a única cidade capixaba a aparecer no topo do ranking nacional.
3) Município que mais gera emprego e renda no Espírito Santo
Com população atual hoje estimada em 169 mil habitantes, Linhares foi o município com maiores indicadores de desenvolvimento do ES, de acordo com o índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de 2013.
No quesito Emprego & Renda do Estado, a cidade ocupou a 1ª posição do Espírito Santo e a 14ª colocação no ranking nacional.
De acordo com a Fecomércio, neste ano devem ser criados 10 mil novos empregos temporários em todo Espírito Santo.
Em Linhares, as novas vagas representarão um aumento de 5,5% em relação ao mesmo período no ano passado.
4) Inscrita na região da Sudene
Autarquia vinculada ao Ministério da Integração Nacional, a Sudene concede benefícios fiscais para empresas para estimular o desenvolvimento regional.
Desde 2007, a autarquia, que já abrangia os estados do Nordeste do Brasil, passou a compreender também algumas cidades de Minas e do Espírito Santo.
Uma delas é Linhares.
5) Terceiro lugar no ranking de cidades que mais recebem royalties do petróleo
Os royalties são valores pagos aos governos pelas empresas exploradoras de petróleo para ter direito à exploração.
Linhares ocupa o 3º lugar na distribuição de royalties no Estado. O ranking conta também com cidades como Presidente Kennedy, Itapemirim e São Mateus.
No município, a arrecadação com royalties equivale a 15% de sua receita global. Esse valor é revertido em obras de infraestrutura, construção de equipamentos, entre outros.
6) Taxa de escolarização de 6 a 14 anos de idade de 97,7% em 2010
A educação também é um ótimo fator a se considerar na hora de investir em Linhares.
Dados do IBGE apontam que a taxa de escolarização (para pessoas de 6 a 14 anos) foi de 97.7 em 2010. Já em 2015, o número de matrículas no Ensino Fundamental foi de 23.261 matrículas e de 5.109 no Ensino Médio.
Em comparação com os outros municípios da micro região, esses feitos posicionaram Linhares na quarta posição.