Ao longo do mês de novembro, comemoramos o dia do urbanismo e buscamos destacar a sua importância no dia a dia de todos.
Quando falamos sobre o que fazemos enquanto humanidade, da forma como vivemos, as relações que construímos e como os ambientes construídos seguem o seu fluxo, o urbanismo está inserido nesta essência.
Esta área busca estudar e aplicar tudo que tenha relação com regulação, controle e planejamento de cidades. Ou seja, as relações entre o espaço e a sociedade.
Sendo assim, trouxemos um pouco sobre esta parte tão fundamental da arquitetura e da construção civil. Saiba um pouco mais sobre essa profissão!
Importância para a sociedade
Não parando só no investimento para o crescimento das cidades, o urbanismo foca, também, na organização das regiões, bairros ou cidades.
Para que sejam aplicadas, na prática, todas as condições ideais de vida aos habitantes, um dos principais aspectos de maior importância está no diálogo e na troca direta com os órgãos de gestão que administram um determinado projeto.
Quando os projetos se iniciam, o primeiro passo é levar em consideração os aspectos socioeconômicos dos espaços. Dessa forma, os planejamentos seguem em direção ao desenvolvimento de cidades mais inclusivas e direcionadas ao bem-estar social.
Sendo assim, muitas vezes, podemos ver como apenas um prédio, um mercado ou faixa de pedestre. Entretanto, tudo está conectado por meio da atuação do urbanismo e dos profissionais que se dedicam a tornar os ambientes mais agradáveis.
Como o urbanismo impacta no dia a dia?
Como dito anteriormente, tudo é pensado para que as nossas necessidades diárias sejam atendidas. Além disso, o urbanismo contribui também para:
- Educação;
- Infraestrutura da cidade e dos bairros;
- Saúde;
- Transporte público.
Todos os aspectos que também giram em torno da sustentabilidade, inovação e novas tecnologias, pensadas para otimizar a vida urbana, fazem parte dos projetos de urbanismo.
Com a evolução constante da população mundial, torna-se fundamental contar com a presença dos profissionais de urbanismo, para que este crescimento seja projetado de forma ordenada e visando a qualidade de vida da população.
Ampliação econômica
Com uma cidade bem planejada, o urbanismo também pode contribuir para o aquecimento da economia local, atraindo cada vez mais investidores.
Dessa maneira, um bom planejamento urbano coordena a localização e a distribuição de todas as atividades econômicas do local.
Tendendo, então, para a gestão de novas formas de renda e ofertas de um maior número de empregos.
Contribuição para saúde da população
Para que as cidades não sofram com movimentações estressantes no trânsito ou poluentes contaminadores, algumas melhorias podem ser feitas no desenho urbano e na usabilidade dos espaços públicos para melhorar a saúde da população.
Regiões que, por exemplo, contam com uma vegetação extensa, tendem a proporcionar um maior bem-estar, que pode diminuir os riscos de estresse e contaminação com possíveis doenças.
Outros municípios que também priorizam o lazer e a prática de atividades ao ar livre, contribuem para uma população com mais qualidade de vida.
Sejam os loteamentos abertos, ou com acesso restrito, a Soma Urbanismo pensa em cada detalhe antes de entregá-los para os seus clientes.
Clique aqui e confira os nossos diferenciais nas construções!