Além da organização financeira, como dinheiro de entrada ou a contratação de um financiamento bancário, outro ponto que o cliente deve prestar atenção na hora de comprar o seu lote é nos documentos necessários.
Ter todos os documentos em mãos facilita na hora de adquirir a casa própria e a sua ausência pode até mesmo invalidar a compra do lote.
Portanto, separamos uma lista com tudo o que você precisa para realizar o seu sonho! Confira!
Documentos de identificação
- Carteira de Identidade (RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), se houver;
- Certidão de nascimento;
- Carteira de identificação profissional com foto (OAB, CREA etc.);
- Carteira de trabalho (CTPS);
- Comprovante de estado civil: para solteiros: certidão de nascimento; para casados: certidão de casamento ou união estável; para separados ou divorciados: certidão de casamento averbada/certidão de divórcio; para pessoas viúvas: certidão de óbito do marido ou esposa.
- Comprovante de renda (holerites);
- Comprovante de residência atual;
- Declaração de contribuição do imposto de renda
- E-mail;
- Contato;
- Profissão;
Documentos para o financiamento bancário
- Documentos de identificação acima;
- Documentação do imóvel: Contrato de opção de compra e venda; matrícula do imóvel atualizada; e certidão de logradouro fornecida pela Prefeitura;
- Documentação da obra: Projeto e alvará de construção aprovados; matrícula da obra no INSS; projeto ART (arquitetônico, execução e complementares); memorial descritivo do projeto com especificações técnicas; orçamento discriminativo da obra; declaração elétrica e de esgoto; e documentos de identificação do construtor ou responsável técnico: carteira de identidade, CPF e Carteira do CREA.
Documentos em caso de transferência de posse (quando você não é o 1º comprador)
- Documentos de identificação já citados;
- Certidão de propriedade e histórico do lote, bem como sua escritura – aprenda a emiti-la aqui;
- Carnê do IPTU;
- Certidão Negativa de Débitos (CND);