Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

A energia elétrica é algo fundamental para a sobrevivência humana. 

Cada dia mais cara devido à alta tributação, bandeiras tarifárias e à própria capacidade produtiva brasileira, ela acaba por consumir grande parcela da renda das famílias.

Apesar disto, existe uma alternativa que pode diminuir o preço do consumo de energia em até 90%, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar): a luz do sol. 

Saiba como implementar a tecnologia na sua casa e quais são os seus benefícios! 

Como funciona a energia solar?

A energia solar é produzida a partir de um sistema fotovoltaico, ou seja, um conjunto de equipamentos que fazem a conversão direta da luz do sol em energia elétrica. 

As placas solares são as responsáveis por iniciarem todo o funcionamento do sistema. Estas devem ser instaladas sobre os telhados para a livre captação da luz do sol e posterior conversão. 

Talvez você já tenha visto elas por aí…

Após essa captação, a energia é enviada ao inversor fotovoltaico, equipamento que converte essa energia para o padrão de nossa rede elétrica e a distribui pela casa para o seu consumo. 

Caso não haja consumo no momento da geração da energia, ela passa pelo quadro de força e é injetada na rede elétrica da distribuidora. 

É desta forma que os “créditos” de energia são criados, podendo ser utilizados durante a noite (quando não há conversão/incidência de luz solar). 

Passo a passo para implementar a energia solar na sua casa

Com três passos relativamente simples, é possível ter energia solar em sua casa. 

Veja quais são eles!

1) Simulação

Estipular o tamanho do sistema de energia solar é o primeiro passo, já que a quantidade de energia que cada pessoa ou família consome varia entre si. 

Para isso, basta analisar a sua conta de energia elétrica e o seu consumo mensal.

2) Orçamento

Outro ponto importante é fazer a média dos gastos, ou seja, entender melhor quanto tudo irá custar. 

Para se ter uma média desse valor, é só realizar pesquisas de diferentes empresas do mercado e escolher a que mais atende às suas necessidades.

3) Instalação

Após a escolha da empresa com a melhor proposta, basta contratá-la, marcando o dia da instalação e entendendo melhor sobre todo o processo.

Você sabia que, nele, por exemplo, há o agrupamento de vários módulos solares para que, enfim, se forme um painel solar? 

Após a conclusão da instalação, lembre-se de receber a distribuidora para também fazer a vistoria do sistema, realizando as conexões necessárias.

Pronto! Agora é só aproveitar a sua energia solar com muita tranquilidade e economia! 

Os benefícios da energia solar

Investir em energia solar vai muito além de uma simples economia na conta de luz. 

Esta, antes de tudo, é uma solução 100% sustentável e que alia benefícios financeiros e ambientais. 

Com uma vida útil longa e baixa necessidade de manutenção, o sistema de energia solar residencial também oferece um retorno rápido sobre o investimento inicial, reduzindo significativamente os custos mensais com eletricidade. 

Além disso, por ser uma fonte de energia limpa e silenciosa, contribui para a preservação do meio ambiente, diminuindo a dependência de fontes energéticas não renováveis. 

Ah! E tem mais!

Imóveis equipados com sistemas de energia solar são vistos como mais atrativos no mercado imobiliário, valorizando e alcançando preços superiores em uma eventual venda, revenda ou aluguel. 

É economia + sustentabilidade + valorização patrimonial reunidas em um só lugar!

Quer coisa melhor?

Continue no blog e navegando pelo assunto: Aquecimento solar da água: vale a pena?