Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Após um tempo no imóvel, é comum as pessoas terem a vontade de reformá-lo e deixar tudo cada vez mais da forma que sempre sonharam, com o devido “upgrade”. Por vezes, o empecilho maior é a falta de dinheiro.

Mas você sabia que existe financiamento também para reformar a casa? 

Uma opção financeira pouco conhecida, mas que pode facilitar e muito a sua vida!

Ao financiar uma reforma, é possível conseguir valores que possibilitam toda a execução da obra. 

Esse tipo de financiamento é voltado para pessoas físicas e é exclusivo para imóveis  residenciais. O dinheiro pode ser utilizado em qualquer tipo de reforma no imóvel.

Saiba mais sobre o assunto!

O que é o financiamento para reforma 

O financiamento para reforma é uma opção de crédito oferecida por instituições financeiras para pessoas físicas que desejam fazer reformas em seus imóveis residenciais. 

Essa modalidade de crédito permite que o valor necessário para a realização da reforma seja financiado, o que pode incluir desde materiais de construção até móveis e decoração.

O processo de solicitação do financiamento para reforma é similar ao processo de solicitação de outros tipos de crédito. 

Você é uma dessas pessoas que quer um financiamento para a reforma da sua casa?

Então confira este passo a passo para saber como entrar com a solicitação!

Leia também: Caixa libera financiamento da casa própria por app

Passo a passo de como solicitar o financiamento para reforma  

Primeiro, você deverá procurar uma instituição financeira que ofereça essa opção e fazer uma simulação do financiamento. 

Em seguida, reúna os documentos necessários, como RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de residência e documentação do imóvel a ser reformado.

Após a apresentação dos documentos, a instituição financeira avaliará a sua capacidade de pagamento e a documentação do seu imóvel. 

Se tudo estiver de acordo, o crédito é aprovado e o dinheiro é liberado para a realização da tão sonhada reforma.

O pagamento do financiamento é feito em parcelas, que podem ter prazos mais longos e taxas de juros mais baixas do que outros tipos de crédito, como cartões de crédito ou cheque especial. 

Quais são os principais benefícios de um financiamento para reforma? 

Como dito anteriormente, todos os custos da sua obra podem ser financiados, até os móveis e a decoração.

Além disso, o financiamento para reforma proporciona taxas de juros mais baixas do que cartões de crédito ou cheque especial, e prazos mais longos para pagamentos.

Fora o fato de você não precisar mexer naquela reserva de emergência ou naquela poupança antiga! 

Saiba mais: Como funciona o financiamento de lote + construção

As exigências feitas pelas instituições para liberarem o financiamento para reforma

É importante lembrar que existem algumas exigências para a obtenção do financiamento para reforma. 

Seu imóvel deve estar regularizado, ou seja, a documentação deve estar em dia e no seu nome ou no nome da pessoa que está solicitando o financiamento, que deve ter mais de 18 anos ou 16 anos emancipado.

Você também deve ser uma pessoa brasileira ou naturalizada brasileira. Caso seja estrangeira, deve-se apresentar o visto de permanência no país.

Além disso, é necessário contratar uma apólice de seguro contra Danos Físicos do Imóvel, também conhecido pela sigla DFI, e outra por Morte e Invalidez Permanente, o MIP.

Por fim, uma outra exigência básica para conseguir um financiamento para reforma é não possuir nenhum outro tipo de financiamento. O proprietário deve, ainda, ter o crédito aprovado provando que poderá arcar com as parcelas, uma forma de fornecer segurança às instituições financeiras.

Financiamento para reforma da Caixa

A Caixa Econômica Federal é uma das principais instituições quando se trata de financiamentos e liberação de crédito para compra, construção e reforma de imóveis. 

Vejamos este exemplo de como a instituição libera o financiamento para a reforma, quais são os seus benefícios e exigências, de acordo com o que falamos até aqui. 

Benefícios oferecidos pelo banco: 

  • Até 35 anos para pagar pelo financiamento;
  • Cobertura dos seguros MIP (Morte e Invalidez Permanente) e DFI (Danos Físicos do Imóvel);
  • Possibilidade de uso de recursos da conta vinculada do FGTS como contrapartida para construção;
  • Possibilidade de utilização do financiamento para amortizar, pagar parte da prestação ou liquidar sua operação de construção ou reforma;
  • Previsão de composição de renda familiar para obter o financiamento.

Exigências feitas pelo banco:

  • Organização financeira para aplicação da contrapartida na execução da obra de, no mínimo, 20% do valor necessário
  • Contratação de responsável técnico para elaboração do projeto e acompanhamento da execução da reforma;
  • Para contratação do financiamento, o projeto precisa estar devidamente aprovado no órgão municipal competente;
  • Após a assinatura do contrato com a Caixa e o seu devido registro no Cartório de Imóveis, ocorre o acompanhamento da construção que é realizado pela Caixa e se refere a aferição de evolução física da obra para efeito de liberação de recursos. 

Bem parecido com tudo o que trouxemos por aqui, né? 

Para contratar pelo banco, basta simular, escolher as melhores condições e solicitar o seu financiamento para reforma pelo App Habitação, em um Correspondente Caixa Aqui ou em uma Agência da Caixa

Após esse passo, é só disponibilizar a documentação para Caixa para que ela possa verificar a linha de financiamento mais adequada a você.

Depois de analisar os documentos, a Caixa realiza a avaliação do imóvel e prossegue para a assinatura do contrato.

Pronto!

Continue no assunto: Conheça 4 vantagens do financiamento bancário

Resumindo

Pronto ou pronta para entrar com o pedido de financiamento para reforma da sua casa? 

Para você não ficar muito perdido ou perdida com todas as informações que demos a você até aqui (sim, sabemos que são muitas!), vamos tentar resumir tudo o que viu no post de hoje.

Vamos lá? 

– O financiamento para reforma é uma opção de crédito para pessoas físicas que desejam fazer reformas em seus imóveis residenciais. 

– Com essa modalidade de crédito, é possível financiar desde materiais de construção até móveis e decoração, e o processo de solicitação é similar ao processo de solicitação de outros tipos de crédito. 

– O financiamento é aprovado após a avaliação da capacidade de pagamento e documentação do imóvel. O pagamento é feito em parcelas, que podem ter prazos mais longos e taxas de juros mais baixas do que outros tipos de crédito. 

– A Caixa Econômica Federal é uma das principais instituições que oferecem esse tipo de financiamento, com benefícios como cobertura de seguros, possibilidade de uso de recursos do FGTS e prazos mais longos para pagar. 

– As exigências incluem o imóvel estar regularizado, a pessoa ter mais de 18 anos e não possuir nenhum outro tipo de financiamento.

Agora sim!

Se por um acaso você veio parar nesse post, mas ainda irá comprar o seu primeiro imóvel, um simples financiamento bancário pode ser o que você precisa. Saiba mais!