Você já conhece o canal Hashtag Sal?
Maior da área de velejadores, com mais de 200 mil inscritos, o canal do YouTube mostra a vida de quem mora no mar por meio do programa #SAL.
De acordo com a sua própria descrição na plataforma, nele, é possível encontrar “histórias incríveis e inspiradoras sobre pessoas que resolveram morar em veleiros ou tem uma grande ligação com o oceano”.
Além disso, o objetivo do canal é também, claro, conhecer lugares paradisíacos por toda a costa brasileira, ancorando em todos os lugares possíveis.
O Hashtag Sal ainda completa: “você poderia dizer que somos um canal de viagem, mas temos um foco especial nas histórias de vida das pessoas que encontramos”.
Muito legal, não é mesmo?
A procura de um Porto Seguro
Já não bastasse o canal ser um atrativo por si só, ele ainda tem um vídeo inteiramente sobre Porto Seguro, no litoral sul da Bahia.
O registro, publicado em março de 2024, já soma mais de 56 mil visualizações e mais de 5 mil likes, com 134 comentários de usuários elogiando-o e falando sobre as respectivas vontades de, após assistirem o vídeo, visitarem o lugar.
Na série, o capitão Adriano mostra como chegou a Porto Seguro com sua família após saírem de Cumuruxatiba, também na Bahia.
Ele conta sobre as condições do clima, sobre as forças do vento e das ondas, entre outros detalhes que quem é apaixonado ou apaixonada por mar e por velejar, vai adorar saber!
“Terra à vista!”
Talvez essa frase lhe seja familiar pelos livros de História e séries ou filmes sobre a história do Brasil. Segundo contam, foi ela a frase dita por Pedro Álvares Cabral ao desembarcar em nosso país, em abril de 1500.
E por onde ele chegou?
Justamente pelo que hoje conhecemos por Porto Seguro.
Foi ali que, inclusive, foi realizada a primeira missa em solo tupiniquim, no dia 26 de abril de 1500, quatro dias após o descobrimento do Brasil.
Essa, entre outras, é uma das curiosidades trazidas pelo vídeo do Hashtag Sal, que contou com a ajuda de amigos para atracarem de forma segura e sem perigos na cidade.
“Se você parar pra pensar, é incrível que a gente esteja entrando em uma cidade que tem o nome de Porto Seguro, e que tem esse nome porque realmente foi um Porto Seguro para o primeiro contato entre europeus e povos originais aqui na região, e 500 anos depois foi um Porto Seguro pra nós também”, conta Adriano.
O Rio Buranhém
Outra curiosidade trazida pelo Hashtag Sal no vídeo sobre Porto Seguro é sobre o Rio Buranhém, que separa o centro de Porto Seguro de Arraial d’Ajuda, um distrito bem grande da cidade onde a travessia pode ser feita por balsas – o caminho mais bonito! – ou de automóvel por uma estrada de 65km.
O canal contou com o apoio do hotel Quinta do Porto, famoso pelo seu píer e por receber lanchas e embarcações de todos os portes, vindas de todo o Brasil.
“Eu acho que a maioria das pessoas não para pra observar aqui os rios, as ancoragens, tem uma rotina como se fosse uma rua ou uma praça, e é da mesma forma bem legal ficar observando isso. Mesmo com o fato da cidade ter crescido bastante, há muitos pescadores tradicionais ainda aqui”, relatam.
Passarela da Cultura
Os pontos turísticos de Porto Seguro e Arraial não ficaram de fora da história.
“Porto Seguro tem muitos lugares bacanas pra você visitar, como Arraial D’ajuda, por exemplo. É um distrito que é quase outra cidade, cheio de lojinhas, restaurantes, cafés, é bem grande. Eu realmente amo e prefiro ficar em lugares mais tranquilos e quietos. Mas é gostoso de vez em quando parar em uma cidade com mais recursos, especialmente uma com charme assim. Sentar em um bom café e tomar um expresso é algo que faz o meu minimalismo fraquejar uma vez ou outra”, se diverte o capitão Adriano no vídeo.
Um dos lugares comentados por ele foi a Passarela da Cultura (antiga Passarela do Álcool), em Porto, larga avenida à beira-mar onde passam os trios elétricos no carnaval – justamente a época em que o veleiro do canal atracou na cidade.
“Acho que todo mundo sabe no Brasil que é sucesso pra quem é mais novo ou está nessa
pegada, Porto Seguro. As festas daqui tem uma fama excelente. O centro atual de Porto Seguro é uma coleção de casas coloniais e ruas de paralelepípedo, o mais tradicional e legítimo relicário do período colonial, com algumas adições”.
Centro Histórico de Porto Seguro
E falando em período colonial, um dos lugares que Adriano e a família mais estavam a fim de conhecer era o Centro Histórico de Porto Seguro, repleto de, como o nome já adianta, histórias sobre o passado do Brasil.
Entre os pontos visitados pelo canal estiveram:
- o Memorial da Epopéia do Descobrimento, caminhada em um jardim com navegação típica da Restinga e uma reconstrução interpretativa da Nau Capitânia de Pedro Álvares Cabral;
- a Capela de São Bento, capela localizada junto às ruínas de um colégio jesuítico antigo, provavelmente um dos primeiros do Brasil;
- a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, ponto principal do Centro Histórico finalizada em 1773; e
- o Museu do Centro Histórico de Porto Seguro, local onde funcionava a antiga casa de câmara e cadeia.
Demais, né?
Assista ao vídeo completo
Só o texto e o nosso relato por aqui não seriam o suficientes para descrever toda a magia de assistir a este, que é o episódio 304 da série #SAL.
Por isso, se você ficou curioso ou curiosa em assisti-lo, é só dar o play no vídeo abaixo.
Lembrando que a Soma Urbanismo também está em Porto Seguro, com o Residencial Golden Mundaí!
Localizado perto do Centro da cidade, o empreendimento conta com um clube completo com diversos itens de lazer e possui uma arquitetura única e sofisticada que vai elevar a experiência de morar bem.