Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Se existe um tema que gera muitas dúvidas entre os clientes da Soma Urbanismo é a inclinação de lotes. 

Pensando nisso, resolvemos bater um papo com a nossa Gerente de Projetos, Lineker Bis Hoffman, que explicou tudo direitinho sobre o assunto!

Confira a entrevista completa!

 

Soma: O que são lotes em aclive e lotes em declive?

 

Lineker: Lote em aclive são aqueles que “sobem” em relação à rua (o fundo do lote é mais alto que a frente) e os lotes em declive são aqueles que “descem” em relação à rua (fundo do lote é mais baixo que a frente). 

Além disso, muitas pessoas têm um certo preconceito com construções em lotes inclinados e acham que é absolutamente necessário fazer o nivelamento do lote. 

Não é!

Procure um profissional que tenha conhecimentos em trabalhos nesse tipo de terreno. A construção em um lote inclinado geralmente é mais cara que em um lote plano, mas em compensação, os resultados (em questões arquitetônicas) são bem superiores.

 

Soma: É imprescindível fazer o nivelamento de um lote antes de construir? Se sim, como fazer isso? Quem fica responsável pelos custos?

 

Lineker: As declividades de um lote podem variar, de forma que a solução para construção encontrada pode ser diversa também.

O nivelamento do lote (usando técnicas de corte ou de aterro) pode ser uma solução, mas não é a única. O projeto arquitetônico pode se utilizar da declividade do terreno para criar diferentes níveis na edificação, por exemplo, reduzindo os custos com movimentação de terra.

Isso vai variar com a geometria do terreno, criatividade do arquiteto e as preferências pessoais do cliente. Todos os custos de construção (incluindo os de terraplenagem do terreno) são do cliente.

A gerente de Projetos da Soma, Lineker Bis Hoffman

A Gerente de Projetos da Soma, Lineker Bis Hoffman. 

Soma: É seguro ter um lote inclinado e construir nele?

 

Lineker: Como todas as obras de engenharia, a segurança depende do projeto. Caso não seja feita uma investigação de subsolo e projetos adequados, atestados por profissionais habilitados, nenhum projeto pode ser considerado seguro, mesmo que o lote seja plano.

Isso não muda no caso de lotes inclinados. Se forem seguidos os protocolos de projeto, eles são perfeitamente seguros.

 

Soma: Além da inclinação, existe alguma outra grande diferença dele para um lote plano? Quais são suas maiores vantagens e desvantagens?

 

Lineker: Para lotes em aclive, a grande vantagem é a facilidade de escoamento das redes de esgoto e drenagem de água de chuva. Já para os lotes em declive, esses dois fatores são justamente uma desvantagem – precisando o cliente tomar algumas providências para evitar problemas, como execução de pequenas estações elevatórias nos pontos mais baixos do lote ou pedido de autorização de passagem de rede pelos lotes vizinhos.

No entanto, lotes em declive geralmente são os que possuem as melhores vistas dos loteamentos e melhor ventilação.

Além disso, os lotes inclinados apresentam uma ampla possibilidade de projetos  possíveis para serem exploradas – é só olhar como são as casas no bairro Joá, no Rio de Janeiro, para perceber que os projetos são incríveis com declividades elevadas.

 

Soma: Há o risco de deslizamento de terra em caso de chuvas fortes quando se trata de um lote inclinado? Se sim, como evitar isso?

 

Lineker: Os Planos Diretores Municipais (PDM) delimitam as declividades máximas de terreno que podem ser loteados, prevendo que terrenos com declividades muito acentuados podem correr risco de deslizamento. A Soma Urbanismo segue esses protocolos.

No entanto, como eu falei antes, para garantir a segurança de uma obra, são necessários estudos do subsolo e projetos específicos elaborados por profissionais habilitados. 

Suas dúvidas sobre inclinação de lotes foram esclarecidas?

Então continue em nosso blog e veja 5 ideias de projetos incríveis para casas em terrenos inclinados