O processo de compra de um lote exige muita cautela por parte do comprador. Isso porque esse investimento imobiliário precisa estar acompanhado de uma série de cuidados durante todo o processo.
Para que a compra seja tranquila e sem dores de cabeça, existem etapas fundamentais que com certeza irão te ajudar a identificar se o lote está regular.
Por isso, nós conversamos com a diretora comercial da Soma Urbanismo, Danielli Simões, que detalhou cada etapa para você fazer a checagem da regularidade do lote que irá comprar.
Confira!
1) Conheça a empresa
Conhecer a empresa que escolheu para comprar o lote é essencial na hora de checar se está regularizado.
Você pode pesquisar sobre a história da empresa, visitar outros loteamentos que ela vende para olhar a qualidade do que já foi entregue e conversar com os moradores.
2) Peça informações na prefeitura
Ir até a prefeitura municipal de onde o lote está localizado é o segundo passo.
Nela, você pode conferir se o loteamento como um todo está devidamente aprovado e regularizado, sem maiores pendências.
Além disso, o interessado na compra deve verificar, ainda, se o loteamento se encontra em uma área de manancial ou proteção ambiental, não havendo qualquer tipo de restrição quanto à construção de novas casas.
De acordo com Danielli Simões, o cliente pode pedir o número ou até mesmo o decreto de aprovação e devidas licenças na prefeitura.
“Se o lote não tiver a matrícula individualizada, quer dizer que ele não foi registrado. Mas se ainda assim for necessário, o cliente pode pedir o número e solicitar a certidão de ônus no cartório de registro geral de imóveis do município para fazer essa verificação”, explica.
3) Visite o Cartório de Registro de Imóveis
Após a confirmação de todas as informações necessárias na prefeitura, o Cartório de Registro de Imóveis é o próximo lugar que você deverá ir para consultar a regularidade.
No cartório, é possível comprovar se o lote está registrado de acordo com a aprovação da prefeitura e também requisitar a certidão de propriedade e negativa de ônus e alienação.
Este documento é imprescindível e mostra se o proprietário que consta no cartório é o mesmo que está te vendendo o lote e se ele está regular.
4) Esteja com a documentação em dia
Estar de acordo com a legislação e em dia com toda a documentação impede problemas futuros para você, seja no momento da venda do seu lote, seja em caso de possíveis fiscalizações.
Por isso, regularizá-lo é uma obrigação. Em caso de mudanças que podem afetar toda a documentação, você também não deve deixar de regularizar os seus dados.
Além disso, Danielli ressalta outros fatores que são importantes em uma documentação em dia:
“Um lote que possui toda a documentação regularizada, ou seja, que tenha tudo aprovado para comercialização e execução de obras, ajuda a cidade a crescer de maneira ordenada e facilita o crescimento sustentável, além da contribuição com os espaços de lazer público e paisagismo, tornando todo o entorno em lugares para convivência”.
Agora, se você não quer ter problemas ou maiores preocupações na hora de fechar negócio, uma das alternativas é ir até a Soma Urbanismo! Aqui, você pode ter a certeza de estar adquirindo um lote regular, legal, com total infraestrutura, segurança e conforto para você e sua família.