O saque de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) movimentou as agências bancárias e a economia brasileira nos últimos meses. Se você é uma das pessoas com direito ao benefício e ainda não sabe no que investir, veja algumas maneiras de usar o seu FGTS.
4 maneiras de usar o seu FGTS:
1) Quitação de dívidas
Uma das possibilidades de uso do FGTS é para quitar empréstimos, parcelas do carro ou da casa própria e dívidas em geral, principalmente as com altas taxas de juros como cartão de crédito e cheque especial.
Segundo especialistas, este é um dos melhores investimentos a se fazer porque o que é pago pelos empréstimos fica acima de qualquer rendimento de renda fixa.
2) Franquias
O investimento para abrir uma franquia pode variar de 10 mil a um milhão de reais e pode ser uma boa forma de investir o dinheiro do fundo. Para quem ainda não tem muita segurança de abrir algo de grande porte, o mercado ainda oferece as chamadas nano franquias, com investimentos de até R$ 25 mil, e microfranquias, com investimento de até R$ 80 mil.
Entre os segmentos que mais crescem neste mercado estão o de saúde, beleza e bem-estar, serviços automotivos e moda. Em 2016, foram mais de 250 bilhões faturados.
3) Compra de um novo lote
Investir o FGTS na compra de um lote também é uma alternativa a se considerar. Além de ser um investimento para o resto da vida, o lote é um bem com enorme chance de valorização, seguro e com documentações que garantem todos os direitos do proprietário.
Dependendo do quanto a pessoa recebe, é possível dar o dinheiro da entrada no lote ou até mesmo este sinal e mais algumas parcelas.
4) Tesouro Direto
A compra de títulos do Tesouro Direto é como se o investidor emprestasse dinheiro para o governo. Uma de suas vantagens é o fato de não ter taxa de administração e a sua remuneração acompanhar a taxa Selic.
Quando o investidor resgata seus recursos, ainda recebe cobrança de Imposto de Renda, com alíquota variando entre 22,5% e 15% . É mais uma forma de investir o FGTS.