Mais um ano que termina e outro que começa com muitas expectativas acerca do mercado imobiliário.
Para os especialistas, 2024 foi um bom ano, mas 2025 tem tudo para ser ainda melhor.
De acordo com uma pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, 56% das empresas do ramo imobiliário tiveram desempenho de vendas de acordo com metas previstas no início do ano, e 17% foram além delas, superando-as.
E para 2025? O que esperar?
É o que veremos no post de hoje!
Acompanhe!
Incertezas políticas e econômicas
Entra ano, sai ano, essa é uma pauta que o mercado sempre está de olho, independente do governo.
Além do aumento no custo dos materiais e da burocracia na aprovação de processos, podem-se esperar desafios que exigirão agilidade nas operações e conformidade nas regulamentações por parte das construtoras e loteadoras.
Desempenho geral superior
Segundo a Adit Brasil, o desempenho do mercado imobiliário em 2025 deve ser maior que o de 2024, com vantagens vindo da possível regulamentação de cassinos e da Lei do Perse.
Empresas que tiverem um bom planejamento estratégico e gestão de seus negócios sairão na frente.
Como sempre, boas oportunidades também virão para quem melhor se adaptar às oscilações do mercado.
Aluguel em alta
A procura por imóveis para alugar será destaque em 2025.
Apesar de as gerações mais jovens estarem demorando mais para sair da casa dos pais para se planejarem melhor e, assim, comprarem o seu próprio imóvel, são elas também as que mais alugam considerando as suas incertezas diante do futuro e a busca por maior flexibilidade de moradia e local de trabalho.
Empreendimentos que oferecem espaços compartilhados, como academias ao ar livre, ciclovias, área de lazer com piscina, espaço pet, entre outros, também têm sido grandes atrativos para os inquilinos.
O Residencial Soma Villaris, por exemplo, em Guaçuí, conta com academia ao ar livre, playground para as crianças e ciclofaixa de uso comum.
Sustentabilidade x Espaços rurais
Outros tipos de empreendimentos que sairão na frente em 2025 são os que forem construídos de forma sustentável, com materiais renováveis e com menores custos e impactos para a sociedade.
Os espaços verdes ou espaços rurais, focados em comunidades rurais e no uso da terra e do espaço em si para atividades de agricultura, extrativismo, pecuária, entre outros, também estarão em alta, em especial se forem localizados perto da cidade.
A busca por uma melhor qualidade de vida e maior proximidade com a natureza já foi uma tendência antigamente, mas, hoje, é uma grande realidade do mercado imobiliário.
Aliás, já conhece o Vista Verde Espaços Rurais?
Com uma área total de 1.731.531m², ele oferece um vasto território para aqueles que buscam uma conexão genuína com a natureza e espaço suficiente para realizar sonhos sem abrir mão da proximidade com o centro urbano de São Mateus.
Com 108 glebas rurais, sendo 80 disponíveis na primeira fase, com áreas a partir de 20.000 m², os compradores têm a oportunidade de possuir seu próprio espaço rural, ideal para construir sua casa dos sonhos, plantações e criações ou até mesmo um refúgio de fim de semana.
Consumidor no centro de tudo
Por fim, o consumidor/cliente.
Hoje, as construtoras, incorporadoras e loteadoras devem ter em mente que eles estão muito mais conectados e informados sobre todo o processo de compra, venda, aluguel e personalização de imóveis, sejam eles horizontais ou verticais.
Por isso, as empresas deverão continuar mantendo eles no centro de tudo, oferecendo uma experiência de compra personalizada e exclusiva, e dando poder e informação aos próprios.
Aquela figura do cliente passivo que não sabe o que está fazendo e o que está falando está com os dias contados.
Hoje, todos já sabem de seus direitos, deveres, formas de pagamento, o que cobrar das empresas e como, e muito mais.
Portanto, quem estiver de olho nisso, poderá se destacar ainda mais no mercado imobiliário de 2025.
Não à toa, a Soma Urbanismo lançou, em 2024, o app IziCasa, software desenvolvido para ajudar na gestão de imóveis adquiridos através da loteadora.
Ele oferece uma plataforma integrada que abrange desde a compra e construção até a gestão de imóveis, com ferramentas como marketplaces, simuladores e módulos de serviços.
Gostou do conteúdo?
Continue ligado no blog também em 2025 e não perca uma só atualização do mercado imobiliário!
Leia também: Como fazer o seu 13º render