Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Já parou pra pensar como as ruas dos loteamentos da Soma ganham os seus respectivos nomes? Como o nome da rua da sua casa, que já é um de nossos clientes, foi dado a ela?

Foi buscando responder essa dúvida e acabar com a sua curiosidade que produzimos esse post! O processo é muito interessante e fácil de entender!

Vem com a gente! 

 

1º Passo: Pedido na Câmara Municipal

 

Ao finalizar as obras de qualquer um dos empreendimentos, a Soma Urbanismo protocola na Câmara Municipal da respectiva cidade, um pedido para nomeação de suas ruas. Ou seja, a responsabilidade pelos nomes das vias é dos vereadores do município.

Em alguns casos, quando necessário e requisitado, a Soma também pode preparar um projeto com sugestões de nomes para cada rua do empreendimento. Mas, além de não ser obrigatório, a decisão de aceitar ou não o projetos e as sugestões é da Câmara Municipal.

 

2º Passo: Votação na Câmara Municipal e homologação da Prefeitura

 

Em seguida, as sugestões de nomes, sejam da Soma ou dos vereadores, entram em pauta para votação na Câmara.

Após terem sido aprovados e definidos, os possíveis nomes vão para mais uma aprovação: a do prefeito. Devidamente homologados pela Prefeitura, eles continuam seguindo o seu caminho até finalmente poderem chegar às ruas.

 

3º Passo: Abertura dos CEPs

 

Depois de homologados, os nomes são encaminhados para os Correios da cidade, para que sejam abertos os CEPs, ou os Códigos de Endereçamento Postal. Aqueles números que identificam a sua rua nas contas, notas fiscais, carnês de IPTU…

Enquanto isso, a Soma acompanha toda essa movimentação de perto, para garantir que tudo saia dentro dos conformes.

 

4º Passo: Instalação das plaquinhas de identificação

 

Ao sair dos Correiros, é a vez das plaquinhas de identificação, aquelas que ficam nas esquinas das ruas, serem produzidas e devidamente instaladas, finalmente com os nomes aprovados e o número do CEP!

Na verdade, isso já é possível desde que os nomes são homologados pela Prefeitura, mas, nesses casos, elas são instaladas ainda sem CEP.

A produção e instalação das plaquinhas são de responsabilidade do próprio órgão, entretanto, geralmente são colocadas pela própria Soma, até para que possam ser personalizadas de acordo com o empreendimento.

 

Pronto! Está feito todo o caminho para que a sua rua tenha um nome para chamar de próprio!