Já pensou em uma tecnologia que permite a otimização de processos e metodologias da construção civil?
Ela já existe e se chama Building Information Modeling (BIM)!
E você sabe o que é o BIM? Ou como ele funciona?
Para esclarecer sobre essa nova tecnologia, que já se tornou realidade para muitos profissionais da engenharia civil, inclusive da Soma, nós preparamos um guia especial sobre o BIM.
Confira!
O que é BIM?
O BIM, sigla em inglês que significa Modelagem da Informação da Construção, é um novo conceito quando o assunto é projetos para construções.
Diferente do modelo tradicional de desenho em 2D, que é só uma representação do que será construído, a modelagem desenvolvida com o conceito BIM trabalha com modelos 3D que, além de serem mais fáceis de visualizar, são mais fiéis ao produto final.
Além de ser uma construção virtual dos modelos das obras, o BIM também permite ações de gerenciamento da documentação, coordenação e simulação em todo o ciclo do projeto, que contempla o planejamento, projeto, construção, operação e manutenção.
“É uma nova forma de construir que melhora muito a qualidade de nossos projetos”, conta o projetista da Soma, Gleisson Souza.
Para que serve o BIM?
Agora que você já sabe o que é o BIM, você deve estar se perguntando para que serve.
Bom, a metodologia usada pelo BIM serve para projetar e documentar todos os projetos de edificações e infraestrutura.
Ou seja, todos os detalhes de uma construção podem ser modelados em BIM.
Esses modelos projetados em BIM podem ser usados para análise, para explorar as opções de projeto de construção e gerar visualizações que ajudam os profissionais e clientes a compreender a aparência final da construção.
Os modelos em BIM também servem para gerar a documentação do projeto para a fase de construção e contém informações mais precisas sobre dimensões de paredes, localização de canos, quantidade de materiais e mão de obra necessários, cronograma e orçamento da obra.
Bem prático, não é mesmo?
Vale a pena utilizar o BIM nos meus projetos?
Nós podemos afirmar que sim!
Com toda facilidade e praticidade de armazenamento de dados e informações, o BIM ajuda na tomada de decisões seguras no escritório ou no canteiro de obras.
Além de prever e solucionar antecipadamente as questões de compatibilização, o BIM traz mais transparência, economia e precisão para todos os processos de construção, evitando custos para possíveis correções e retrabalho.
Inclusive, em janeiro de 2021, o BIM se tornou uma tecnologia obrigatória para todos os projetos de obras públicas desenvolvidas a partir deste ano, conforme determinação do Governo Federal.
Então, está aí mais um motivo para você implementar o software em seu trabalho!