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Uma dúvida recorrente de quem termina de pagar o lote adquirido na Soma Urbanismo é sobre como proceder depois. Neste caso, não se preocupe: nosso blog está aqui para explicar tudo direitinho. 

Veja mais detalhes! 

Quitação de lote: o que fazer depois passo-a-passo

Após a quitação de um lote, existem 2 procedimentos que podem ocorrer de acordo com um dos 3 contextos em que o cliente se pode encontrar. São estes:

CLIENTE A: Comprou o seu lote com a Soma por meio do contrato particular de promessa de compra e venda de imóvel, que é utilizada na venda de unidades dos empreendimentos cujo lançamento ocorreu antes de 2019; 

CLIENTE B: Comprou o seu lote com a Soma por meio do contrato particular de compra e venda de imóvel, com pacto de alienação fiduciária em garantia de pagamento, em que a quitação do lote ocorreu ANTES do Registro da AF;

CLIENTE C: Comprou o seu lote com a Soma por meio do contrato particular de compra e venda de imóvel, com pacto de alienação fiduciária em garantia de pagamento, em que a quitação do lote ocorreu APÓS do Registro da AF;

Passo a passo para os CLIENTES A e B:

  1. Depois de quitar o seu lote, a Soma entrará em contato em até 10 dias após a quitação informando que o documento chamado Autorização para Lavratura de Escritura está pronto e pode ser retirado no escritório da Soma mais próximo.
  2. Com a Autorização em mãos, você deve levá-la ao Cartório de Notas de sua preferência para que eles possam confeccionar a Escritura do imóvel.
  3. O cartório de notas vai emitir a escritura do imóvel, que precisa ser assinada pelo comprador e pela Soma. Após a coleta dessas assinaturas, a escritura será lavrada pelo cartório e entregue ao comprador.
  4. De posse de escritura já lavrada, o comprador deverá encaminhar ao Cartório de Registro de Imóveis (CRI) do município onde o imóvel está localizado, para realizar o registro da escritura na matrícula do imóvel.
  5. Dentro do prazo de 30 dias, o CRI finalizará o registro e entregará a matrícula atualizada do imóvel, demonstrando o registro em nome do comprador.
  6. O Cliente deverá entregar uma cópia autenticada da escritura do imóvel à Soma Urbanismo para finalizar e validar o processo.

Passo a passo para os CLIENTES C:

  1. A Soma Urbanismo emitirá uma carta de quitação do lote, sinalizando que não há mais pendências financeiras do comprador para com a Soma.
  2. O comprador deve apresentar esta carta ao CRI para solicitar a baixa da alienação fiduciária.
  3. Feito isso, será necessário realizar o pagamento da taxa de averbação e após isso, o lote ficará sob propriedade definitiva do comprador do imóvel, sem a necessidade de emitir escritura.

Informações importantes

A Soma recomenda que o comprador tenha uma reserva de, aproximadamente, 10% do valor do imóvel para os custos do processo. 

Confira quais são na lista abaixo:

  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
  • Taxa de Serviço para Lavratura de Escritura (se houver);
  • Registro da Escritura no CRI.
  • Guias de IPTU em aberto (se houver);
  • Registro da Alienação Fiduciária (se houver);
  • Taxa de averbação para baixa da alienação fiduciária (se houver).

Outro detalhe importante é a emissão da Autorização para Lavratura de Escritura. Porém, ela poderá ser emitida em nome do titular da promessa ou contrato de compra e venda. E o prazo para o cliente providenciar a emissão da escritura é de até 90 dias contados a partir da Autorização para Lavratura de Escritura. 

Atenção com a transferência

Depois da quitação, não é mais possível fazer transferência ou emiti-la no nome de outra pessoa. Isso deve ser realizado durante a vigência do financiamento junto à Soma.

 

Agora que você já sabe o que fazer depois de quitar o seu lote, não deixe de conferir quando pode começar a construí-lo!