Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Que a Soma Urbanismo irá, em breve, chegar em Trancoso/BA, disso provavelmente você já sabe. 

Como o blog da Soma já te adiantou aqui com exclusividade, o lançamento terá mais de 500 mil m² e será um condomínio fechado de lotes, com lazer e segurança 24 horas por dia e infraestrutura de alto padrão em frente à entrada do complexo imobiliário do Fasano. 

Além disso, como você também já deve saber, a área de lazer será assinada pelo arquiteto Humberto Franklin. 

Mas, fora essa grande e aguardada novidade, o que mais Trancoso tem a oferecer para os seus moradores e turistas?

Beleza, história e cultura são algumas das três palavras que poderiam responder essa pergunta e definir o distrito!

Vamos conhecer um pouco mais sobre ele?

Um pouco de história

Como toda a Bahia, o que não falta é história em Trancoso.

Fundado ainda como uma aldeia jesuíta, a São João Batista dos Índios, em 1583, o local, como Porto Seguro, onde o distrito está localizado, era um importante ponto de catequese e colonização portuguesa. 

Apesar disso, Trancoso permaneceu relativamente isolado, preservando suas características coloniais e culturais, por muitos e muitos anos. 

Foi somente na década de 70 que o distrito ganhou notoriedade entre os hippies, que se apaixonaram pelo espaço e resolveram por ali ficar.

Com o passar dos anos, a popularidade foi aumentando, mas sem nunca deixar com que isso atrapalhasse o que o local tinha de mais precioso.

O Quadrado, em Trancoso, Bahia. Imagem ilustrativa para post sobre O que fazer em Trancoso, do blog da Soma Urbanismo.

Vista áerea da igreja de São João Batista, no Quadrado. De dia, artesanato e café; de noite, vida noturna a mil. 

Conhecendo o Quadrado

O Quadrado, uma ampla praça cercada por casinhas coloridas e pela icônica igreja de São João Batista, construída em 1815 e conhecida como a segunda igreja erguida no Brasil, é o principal charme do distrito.

Durante o dia, o local é um refúgio tranquilo onde os visitantes podem explorar lojinhas de artesanato, galerias de arte e cafés. 

À noite, é quando ele se transforma, com restaurantes e bares iluminando a área e trazendo uma vida noturna um pouco mais agitada do que se vê pela manhã.

Só conhecendo de perto para ver o quão linda é essa transformação e o quanto de cultura e história exalam pelos cantos, independente do turno do dia.

As praias mais bonitas do Brasil

Trancoso é abençoado com algumas das praias mais bonitas do Brasil. 

A Praia dos Nativos, a mais próxima do Quadrado, é famosa por suas águas calmas e pelas suas pequenas ilhotas formadas durante a maré baixa. 

Já a Praia dos Coqueiros, uma das mais visitadas, é perfeita para aquela selfie, em especial nos seus beach clubs e barracas/quiosques, que contam com pratos deliciosos e o atendimento baiano de qualidade que a gente ama. 

E tem, é claro, além da própria Praia de Trancoso, as praias próximas ao distrito, como a Praia do Espelho, no caminho entre Trancoso e Caraíva, e a Praia de Taípe, divisa com  Arraial d’Ajuda.

Além dos clássicos mergulhos, muita gente faz passeios de caiaque, stand-up paddle e trilhas por lá.

É imperdível! 

Trilha em Trancoso, Bahia. Imagem ilustrativa para post sobre O que fazer em Trancoso, do blog da Soma Urbanismo.

Além das praias, as trilhas de Trancoso também são um atrativo à parte.

Cultura, tradição e muita música

Trancoso não é apenas um destino de praias bonitas; é também um local rico em cultura e tradições. 

O artesanato local é uma parte importante da economia e da identidade cultural da vila. 

Peças feitas à mão, como cerâmicas, bijuterias e tecidos, podem ser encontradas em lojas ao longo do Quadrado e nas feiras de artesanato.

Ah! E também tem as festas tradicionais, como a festa de São Sebastião, padroeiro da vila, comemorada, em janeiro, com procissões, música e dança; e o Festival Música em Trancoso, que atrai músicos e espectadores de todo o mundo para uma semana de performances musicais ao ar livre.

Como o próprio festival divulga, há 10 anos o evento gera emprego e renda para todo o distrito, tendo sido “sonhado para se tornar uma ponte entre a música clássica e a população” no Teatro L’Occitane – não deixe de visitá-lo também!

Divulgação do Festival Música em Trancoso, BA. Imagem ilustrativa para post sobre O que fazer em Trancoso, do blog da Soma Urbanismo.

Na edição 2024 do Festival Música em Trancoso, a Orquestra Sinfônica da Bahia recebeu a cantora Luedji Luna. (Foto: Divulgação Festival Música em Trancoso)

Vai visitar Trancoso? Se liga nessas dicas!

Para quem planeja visitar Trancoso, vale ficar de olho em algumas dicas. 

O distrito, por exemplo, pode ser visitado o ano todo, mas os meses entre novembro e março, logicamente, são os mais populares devido ao clima quente e ensolarado do verão. 

Se você quiser evitar multidões e aproveitar preços mais baixos, os meses de baixa temporada, como abril e maio, são os mais indicados!

Para chegar, o aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Porto Seguro, a cerca de 70 km de Trancoso. De lá, você pode alugar um carro ou pegar um táxi/transfer para a vila.

Não se esqueça de experimentar também a gastronomia local!

Acarajé, moqueca, frutos do mar e aquele azeite de dendê clássico te esperam não somente em Trancoso, como em toda a Bahia. 

Se for visitar a cidade para eventos grandes como o Réveillon, preste atenção nos preços de pousadas e hotéis, que costumam ficar bem salgados. 

Na dúvida, fica a dica para garantir o seu lote no novo empreendimento da Soma Urbanismo e ter uma casa de praia disponível em um dos lugares mais bonitos do nosso país!

Converse com um de nossos corretores e seja o primeiro(a) a saber quando o residencial será lançado!