A parede de gesso é sinônimo de praticidade na hora de construir um imóvel, mas, como todo material, apresenta suas vantagens e desvantagens.
Você sabe quais são elas?
A Soma te ajuda!
Acompanhe a leitura!
O que é e como é feita uma parede de gesso
Uma parede de gesso, em sua concepção original, é uma estrutura interna utilizada para criar divisões ou acabamentos em casas, prédios comerciais ou residenciais, indústrias, entre outros tipos de imóveis.
Conhecida por sua leveza, rapidez de instalação e flexibilidade no design, ela é feita a partir de uma mistura de gesso, aditivos e água, podendo ser usada tanto em novas construções quanto em reformas.
A parede de gesso também pode ser encontrada com os nomes de placa de gesso, parede seca ou drywall.
Aliás, de acordo com a Associação Brasileira de Drywall, este é um mercado que cresce 13% ao ano, em especial por conta de empresas, que se utilizam do material para fazer divisões em estações de trabalho.
Mas não apenas isso: existe, no mercado, uma tendência a obras “a seco”, envolvendo as paredes de gesso, ao invés das tradicionais obras – e paredes – de alvenaria.
Vantagens da parede de gesso
Agora que você já sabe o que é e do que é feita a parede de gesso, que tal conferir as suas principais vantagens?
Economia de custos
Esse material da construção civil faz sucesso principalmente entre as pessoas que buscam colocar estilo ao imóvel e economizar em gastos, já que ele apresenta valor mais barato em comparação a outros materiais, como aqueles de alvenaria que citamos há pouco.
Fácil, rápido e leve de moldar
Uma parede de gesso também é fácil de moldar, sendo ótima para ornamentos e efeitos decorativos.
Além disso, por ser leve, sua montagem é feita de forma rápida e sem muita bagunça, com menos resíduos de construção. Ainda, o gesso conta com bons acabamentos, eliminando até a necessidade de massa corrida e pintura posterior.
Demais, não é?
Isolamento térmico e acústico
Mas não para por aí!
Quando combinado com materiais isolantes adequados e suas propriedades acústicas e térmicas, é também um isolante e tanto contra o som e a propagação de fogo.
Sua aplicação confere um ganho de área útil nos cômodos de até 5%, permitindo, assim, uma melhor disposição dos móveis no imóvel.
De igual maneira, ter paredes de gesso também garante facilidade na aplicação de azulejos, pintura com texturas e papel de parede.
Você já conhecia todas essas vantagens?
Desvantagens da parede de gesso
Apesar das muitas vantagens, a parede de gesso na construção civil, assim como qualquer outro material, tem seus contras.
Vamos conferir agora quais são?
Uso limitado
Um dos principais contras é que o gesso é suscetível à umidade, podendo deformar ou desenvolver mofo em ambientes muito úmidos.
Desta forma, ele não pode ser colocado em lugares externos, por causa do sol e da chuva, nem em lugares internos como o banheiro.
Ou seja, o seu uso é mais limitado.
Proliferação de fungos e bactérias
Outra desvantagem é que o gesso é um material sujeito a proliferação de fungos e bactérias nos espaços vazios entre as placas, o que exige verificações constantes.
Menor resistência a impactos
Por terem baixa resistência a impactos mais fortes, vale pontuar que as paredes de gesso também podem ser danificadas mais facilmente que as de alvenaria.
Como montar uma parede de gesso
Para finalizar, depois de conhecer as vantagens e desvantagens da parede de gesso, nada melhor do que aprender a montá-la, né?
Você verá que é bem simples e rápido!
Do que você irá precisar:
- Placa ou placas de gesso
- Estrutura metálica
- Parafusos
- Fita para junta
- Massa corrida
Com os materiais em mãos, você irá instalar as guias horizontais da estrutura metálica no chão e no teto, delimitando onde a parede será construída. Em seguida, os montantes verticais deverão ser fixados entre as guias, espaçados geralmente a cada 60 cm.
Logo após, você irá pegar as placas de gesso – cortadas de acordo com o tamanho da parede – e parafusá-las nesses montantes verticais, cobrindo toda a estrutura metálica.
Para finalizar, bastará cobrir as placas com fita para junta e depois preenchê-las com massa corrida.
A massa, vale lembrar, deve ser aplicada em várias camadas, cada uma sendo lixada após a secagem para garantir uma superfície mais lisinha.
Após todas essas etapas concluídas, a parede poderá receber uma pintura de seu gosto ou ser revestida com papel de parede.
Pronto! Dissemos que era bem simples e rápido, não dissemos?
Decidindo como irá dar prosseguimento às suas obras
Só você poderá saber se a escolha pela parede de gesso é uma escolha mais vantajosa ou desvantajosa para você e seu orçamento.
Aqui, trouxemos os principais pontos que fazem as pessoas a amarem ou a odiarem, mas, na dúvida, consulte um especialista. Ele vai saber te orientar e saber os materiais que atendem melhor às suas necessidades!
Confira todos os conteúdos da editoria Dicas de Construção!