Deixe seu email
Deixe seu email
Deixe seu email

Sabemos que, ao comprar um lote, o que grande parte de nossos clientes quer é começar a construir logo. 

Se o loteamento já estiver sido entregue, todas as documentações estiverem ok e as normas construtivas estiverem sendo seguidas, como recomendamos neste post, tudo certo e sinal verde para isso. 

Mas existe um outro ponto fundamental a ser levado em consideração na hora de construir: os vizinhos.

Não é incomum recebermos reclamações de clientes sobre os vizinhos deles e sobre toda a bagunça que pode ser gerada com uma obra. 

Quando esta bagunça, então, atrapalha o espaço do outro, piorou!

Pensando nisso, preparamos este verdadeiro guia para evitar que você tenha conflitos com seus vizinhos de lote, seja você quem está construindo ou quem está ao lado. 

Confira!

Lugar de entulho é na caçamba 

O entulho é uma das principais causas de conflito em construções realizadas em loteamentos. 

Tem gente que coloca no lote do vizinho, no meio da calçada e até mesmo na rua. Dá para acreditar?

Neste caso, a gestão correta do entulho deve ser feita, com o descarte no local adequado, sob pena de multa em caso de descumprimento – além de uma grande dor de cabeça. 

No mercado, existem diversas empresas de locação de caçambas feitas justamente para isso, o recolhimento de entulho, lixo e outros materiais de obra. 

Quem a aluga, além de contribuir para a boa convivência na vizinhança, contribui também com o meio ambiente e a preservação da natureza. 

Por isso, não vale dar bobeira!

Limpeza no entorno também é importante

Não adianta ter uma caçamba para os entulhos, mas o redor dela estar cheio de lixo, sujeira e poeira, não é mesmo?

Por isso, a dica é fazer a limpeza de forma frequente, com a contratação de serviços especializados ou de maneira individual. 

Ah, e um lote desocupado não é um convite para o despejo de lixo, viu?

Você, como um bom morador e cidadão, deve zelar pelo seu lote, mas também pelo do vizinho, ainda que não o veja com frequência ou que não tenha nada construído no lote ainda – amanhã, pode ser que você precise dele!

Fora isso, uma boa limpeza evita a atração e a proliferação de pragas, como baratas, ratos, mosquitos e outros animais que transmitem doenças. 

Cuide do seu lote e, de quebra, da sua saúde!

+ Continue no assunto: Mitos e verdades sobre a coleta seletiva 

E os ruídos?

Apesar de não serem visíveis como o entulho ou o lixo, eles são audíveis e podemos apostar que ninguém gosta de ouvir e ser incomodado por barulho de obra o dia inteiro. 

Embora seja impossível eliminá-los completamente, algumas medidas podem ajudar a minimizar os seus impactos.

O respeito pelos horários permitidos para a realização de obras é o passo principal. 

Se isso não estiver definido pela própria associação de moradores ou condomínio, provavelmente a própria prefeitura do município deve estabelecer essas regras. Busque se informar para não ter maiores problemas e penalizações.

Se possível, o uso de equipamentos mais silenciosos é, de igual maneira, recomendado.

Atenção à sinalização

Começar a obra “do nada”, sem sinalizar, não é lá muito legal. 

Vizinho bacana coloca tapumes, placas e, se for o caso, fitas de isolamento visando manter a segurança não apenas de seus vizinhos, que podem ter crianças e animais, em especial caso o empreendimento já tenha casas construídas e com famílias morando, como também dos profissionais que estão trabalhando na obra.  

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) não devem ser subestimados: capacetes, luvas e óculos de proteção são alguns exemplos que podem ser adquiridos e utilizados.

+ Leia também: Vale o bom senso: dicas de convivência para as áreas em comum

Não se esqueça da comunicação

Por fim, a comunicação! Não há nada como ela!

Ao invés de sair brigando, ameaçando processos e outros, é muito mais fácil conversar e tentar chegar a um consenso, um denominador comum com o seu vizinho que está construindo ou que está ao lado da construção do seu lote.

Uma comunicação aberta e honesta, informando sobre as obras, os horários de maior barulho, como será feito o descarte do lixo e de entulhos, e a previsão para o término, é um excelente começo para ambas as partes. 

Na verdade, mais do que isso: é questão de bom senso!

Importante

Lembrando que a manutenção, guarda e conservação do lote é de responsabilidade do seu proprietário, e o acúmulo de entulho/lixo ou o ateio de fogo são considerados crimes ambientais.

Além de ser inafiançável, quem colocar fogo no lote também pode sofrer pena de seis meses a um ano de prisão e, ainda, pagar multa de até R$ 9.658,00. 

Se um vizinho colocar fogo no lote dele, você deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, por meio do 193, ou da Polícia Militar de sua cidade, através do número 190. 

Você também pode denunciar o seu vizinho à prefeitura de sua cidade, por meio do telefone 156. 

Fique ligado(a)!

Veja no blog: Qual a importância de fazer uma manutenção no lote?