Após realizar o seu sonho de adquirir o próprio espaço, agora, você precisa estabelecer uma rotina de cuidados para que não haja situações inesperadas que comprometam o seu planejamento, tanto pessoal quanto financeiro.
Entre a aquisição e a construção, é possível que haja um espaço de tempo, ou nem esteja nos seus planos iniciar a obra de imediato.
Durante esse período, é preciso estar atento sobre algumas medidas que possam comprometer o seu lote. Dentre elas, muitas vezes, podem ocorrer invasões, multas desnecessárias e até problemas com a vizinhança.
Isso não pode acontecer, né? Continue acompanhando e veja 5 dicas de como evitar essas situações!
1. Tenha uma rotina de limpeza
O seu lote necessita de uma vistoria! Por esse motivo, é ideal que algumas visitas sejam feitas para verificar a altura da relva, possíveis descartes ou acúmulo de lixo inconveniente das pessoas.
Essas visitas também podem favorecer sua adequação sobre a região, caso você já tenha adquirido a responsabilidade sobre o mesmo.
Com o crescimento dos matos, podem surgir ratos, escorpiões, aranhas, cobras e muitas outras presenças indevidas.
Além disso, o mau cuidado do seu lote pode levar a multas, em determinadas cidades. Sendo assim, fique atento sobre essa obrigatoriedade que é exigida por muitos municípios.
2. Recolha o que foi descartado
Quando estamos iniciando ou finalizando uma construção é normal que os entulhos e determinados itens sejam descartados.
Dessa forma, é preciso ser muito mais consciente nesse momento, né?
O acúmulo desses descartes indevidos pode entupir os bueiros ou alguém pode até atear fogo, como forma de eliminar de maneira mais “rápida”.
Lembrando que pôr fogo no lote é crime, sendo considerado um crime ambiental. Veja mais informações a seguir!
3. Fogo no lote
Problemas de fogo no lote e limpeza são bastante comuns, entretanto, é preciso saber como agir nesses casos.
Sendo do lote vizinho ou até do seu próprio lote, não importa os motivos e nem ocasiões.
Colocar fogo no lote e atrapalhar o ambiente próximo é crime previsto na lei 9.605/9, onde qualquer atividade que cause danos à saúde humana, como lixo, matas e lotes, se configura como crime ambiental.
Não só afetando a saúde humana, mas o fogo no lote também afeta os animais e compromete a segurança.
Além disso, quem colocar fogo no lote pode sofrer pena de seis meses a um ano de prisão e, ainda, pagar multa de até R$ 9.658,00.
4. Mure ou cerque o lote
Dentre uma das primeiras tarefas após a aquisição do lote, é indispensável que seja construído, de imediato, uma cerca, muro ou demais possibilidades de fechar o terreno de alguma maneira.
Seguindo dessa maneira, você conseguirá evitar invasões de animais, pessoas ou até que o seu espaço vire um local inadequado de descarte.
Isso delimita, visualmente, as fronteiras do lote e cria uma barreira para a entrada de indivíduos. Não é necessário nenhum tipo de manutenção, a não ser visitar e limpar o lote com frequência, para garantir que não haja nenhum uso indevido ou invasão.
5. Elimine possíveis proliferações de doenças
Em tempos chuvosos muitos lotes, que ainda não contam com uma certa preparação de terra, podem sofrer inundações ou apenas a criação de pequenas poças de água.
Caso isso não seja observado ou não haja uma visita recorrente no local, a água armazenada pode ficar parada por um longo período.
Veja se há materiais ou possíveis recipientes que possam causar o acúmulo de água, evitando, então, a proliferação da dengue, por exemplo.
Agora você sabe como é importante se atentar sobre os cuidados do seu lote, né? Então, cuide e deixe o ambiente livre de problemas e proliferações.
Veja também: 5 Dicas de manutenção e limpeza no lote