Com o início da campanha de vacinação contra o coronavírus no Brasil e a flexibilização de algumas regras e medidas sanitárias, muitas pessoas acham que a vida já voltou ao normal, ao período de pré-pandemia.
Mas a Soma alerta: isto não é verdade!
A pandemia ainda continua acontecendo, não apenas no Brasil, como em todo mundo e, se você tem consciência disso e quer manter a sua saúde e a da sua família em segurança em meio à situação que estamos vivendo, vem com a gente que temos algumas dicas de como você pode conseguir isso!
Álcool 70 e máscara sempre!
Parece uma orientação antiga e já batida, mas a verdade é que tem gente que ainda não respeita e não segue essa orientação.
A máscara é indispensável a qualquer lugar que você vá, mesmo que seja em uma curta distância da sua casa, na padaria ou no supermercado da esquina, e deve ser trocada de duas em duas horas ou no máximo três, de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Além disso, deve cobrir nariz e boca e não deve ser tocada diretamente com as mãos sujas – prefira movimentá-las pelas laterais.
Aliás, as mãos sujas também podem ser um perigo, portanto, evite colocá-las não apenas na máscara, como também nos seus olhos, por exemplo, e lave-as sempre com água e sabão ou álcool 70.
Uma dica bem legal é sempre levar com você, na bolsa ou mochila, mais de uma máscara e também um vidrinho/borrifador com o seu próprio álcool.
Prefira atividades ao ar livre
Tal como você, a gente também entende que ficar 100% dentro de casa, depois de tanto tempo de isolamento, pode ser enlouquecedor.
Mas, CALMA!
Se precisar sair ou se você já estiver cansado(a) de fazer seus exercícios em casa, tudo bem. Saia, mas sempre com segurança.
Prefira atividades físicas ao ar livre e longe das aglomerações! Uma caminhada na praia ou uma voltinha de bicicleta ou mesmo um restaurante com área externa e mesas afastadas são algumas opções sugeridas.
Sempre, claro, mantendo o distanciamento e usando máscara! No restaurante, tire-a apenas para comer.
Durante os exercícios, caso seja de alta intensidade, a recomendação atual é o NÃO USO, devido à diminuição de oxigenação. Contudo, nas academias, o seu uso ainda é OBRIGATÓRIO!
Sendo assim, a Personal Trainer Juliana Sá recomenda que a cada exercício mais intenso realizado em academia ou outro local fechado, você vá a um local mais aberto e isolado para respirar sem a máscara antes de continuar.
Nos exercícios leves, mantenha a máscara em caso de aglomerações.
Ao chegar em casa, coloque as roupas para lavar e deixe os sapatos do lado de fora. Se tiver com qualquer outro objeto, lembre-se de higienizá-lo.
Aglomeração? Tô fora!
Aquele amigo do coração te convidou para uma festinha clandestina? Alguns eventos grandes, mesmo com as recomendações, ainda estão mantidos? Fuja o quanto antes!
Evite ao máximo aglomerar com outras pessoas. Não importa se você tem a vida saudável, é novo, não faz parte do grupo de risco… TODOS devem fazer a sua parte!
Você pode não correr risco, mas as outras pessoas correm. A sua família, amigos e entes queridos correm. Tenha consciência e empatia neste momento tão delicado como vivemos.
Tudo isso vai passar e, em breve, poderemos estar juntos novamente!
Cuide-se!
Leia também: Quais são os sintomas do coronavírus?