Em comemoração a Semana do Meio Ambiente, a Soma Urbanismo plantou 60 mudas de árvores no Residencial Jacuí III, um dos empreendimentos da loteadora, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo.
Organizada pelo Projeto Recicla, a ação foi acompanhada por um coffee break com os colaboradores da Soma e seus familiares.
Mas essa foi só uma das iniciativas de ESG promovidas pela empresa.
Quer saber mais sobre como foi o evento, o que é ESG e quais são as outras?
Acompanhe a leitura!
Como foi o evento de plantio das mudas
O plantio das mudas no Residencial Jacuí III aconteceu no último dia 03.
De acordo com a gerente de Projetos da Soma Urbanismo, Lineker Bis Hoffman, a ideia de organizar a ação veio a partir de uma reunião de planejamento estratégico para 2023, realizada ao fim do ano passado, entre a equipe de marketing e a do Projeto Recicla.
Para Lineker, o resultado da ação foi extremamente positivo, como as demais já ocorridas ao longo deste ano, como a do Dia Mundial da Reciclagem.
“A gente esperava que cerca de 20 pessoas, entre colaboradores e familiares, fossem participar do evento. Nós tivemos uma adesão de quase o dobro desse número de pessoas, que aprenderam não só sobre a importância de conservação do meio ambiente como também sobre os cuidados no plantio. A parte mais legal, pra mim, foi ver a interação das crianças que acompanharam os colaboradores (filhos, sobrinhos, amigos): eles foram os mais entusiasmados no plantio, aprenderam se divertindo”, comemorou a profissional.
Espécies frutíferas e nativas agora fazem parte do Residencial Jacuí III
No total, 60 mudas de espécies frutíferas e nativas da Mata Atlântica foram plantadas no residencial.
As árvores frutíferas incentivam o desenvolvimento da fauna local, enquanto as nativas são mais adaptadas ao ambiente e ao clima da região, precisando de menos manutenção e com maiores chances de sobrevivência.
“É comprovado que a existência de ambientes verdes reduz a sensação térmica e melhora a qualidade do ar nas redondezas. Também existem vários estudos que criam uma correlação entre viver próximo a áreas arborizadas e a redução do estresse. Além disso, daqui a poucos anos, as árvores vão dar frutos: quem não vai querer tirar proveito de um pomar do lado de casa, não é?”, brinca Lineker.
A gente assina embaixo!
Veja como foi esse dia lindo!
Preocupação com a sustentabilidade
A Soma possui uma preocupação crescente e constante com a sustentabilidade em seus empreendimentos e na loteadora como um todo.
Prova disso é que diversas iniciativas vêm sendo preparadas e executadas nos últimos meses, parte do seu Comitê ESG, do qual Lineker é presidente.
Essa preocupação engloba tanto ações relacionadas à preservação do meio ambiente, quanto relacionadas ao bem-estar dos colaboradores, terceiros e da comunidade.
“Nós entendemos que não existe crescimento econômico sem estar vinculado ao respeito pelo meio ambiente e pela comunidade, e sem valorização dos colaboradores”, conta a gerente de Projetos.
Como já te contamos por aqui, ESG é a sigla para os termos em inglês environmental (ambiental), social e governance (governança).
A implementação de suas práticas permite dizer o quanto um negócio busca formas de minimizar seus impactos no meio ambiente e contribui para a construção de um mundo mais justo e responsável para a sociedade.
3 iniciativas de ESG promovidas pela Soma
Além da iniciativa voltada para a Semana do Meio Ambiente, a Soma promoveu, recentemente, outras três iniciativas com foco nesta pauta.
Confira todas elas abaixo!
1) Verão + Sustentabilidade
Por meio do Projeto Recicla, foram recolhidos um total de 100 kg de lixo – sendo 30 kg recicláveis e 70 kg não recicláveis – das praias de Guriri, no mês de fevereiro de 2023.
A ação contou com duas equipes de voluntários, formadas pelos colaboradores da loteadora. Além disso, uma tenda com caixas foi montada no local para a coleta de resíduos recicláveis e não-recicláveis.
2) Dia Mundial da Reciclagem
Como comentado anteriormente, em prol do Dia Mundial da Reciclagem, o Projeto Recicla também realizou, no último mês de maio, mais uma ação voltada para a reciclagem e à coleta de lixo, em São Mateus.
Os materiais recicláveis foram destinados à Associação dos Catadores de Lixo do município e, quem teve interesse, também conseguiu contribuir com a entrega desses materiais na própria sede da Soma Urbanismo.
No total, entre 200 e 300 kgs de resíduos recicláveis foram coletados pela equipe.
3) Doações para ABAVAM
Todos os anos, além das ações na praia de Guriri, a Soma também realiza a entrega de camisas para vendedores ambulantes e barraqueiros associados à ABAVAM (Associação de Barraqueiros e Vendedores Ambulantes Mateenses).
Os kits já contaram, ainda, com protetores solar e bonés para que os profissionais consigam se proteger do sol durante a alta temporada no município.
Legal, né? Continue acompanhando as ações do Comitê ESG da Soma Urbanismo aqui no blog e em nossas redes sociais!