Está querendo fazer um investimento? Então, saiba como a taxa Selic pode trazer benefícios valiosos para você nesse momento!
O que é a taxa Selic
A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil.
Ela influencia as taxas de juros do país, desde empréstimos, financiamentos ou retorno de investimentos diversos. É também é considerada a principal política monetária utilizada para controlar a inflação. Ou seja, essa porcentagem tem grande importância para o país. Mas, quem a define?
Em quanto ela está atualmente?
A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária (Copom) por meio do Banco Central (BC OU BACEN) decide se aumenta, diminui ou mantém estável o percentual anterior.
Para você ter ideia, atualmente, a Selic está em 2% (agosto/2020). Em julho de 2019, esse número era de 6,5%! Isso está acontecendo em virtude, claro, dos reflexos da pandemia do novo coronavírus.
Apesar de atingir um patamar como esse, há pontos positivos na Selic baixa.
Veja o porquê!
Selic baixa = outros investimentos mais rentáveis
Quando a Selic cai, os bancos tendem a cobrar juros menores e tudo fica mais atraente para quem deseja um financiamento.
Outro ponto é que as aplicações em renda fixa começam a oferecer um investimento menor, portanto, o imóvel passa a ser visto como um investimento mais rentável e seguro.
Um lote, por exemplo, é uma excelente aquisição pois está em lugares posicionados estrategicamente, em áreas de futura valorização que só tendem a crescer.
Além disso, agrega valores diferenciados, como sua liquidez. A variação na régua do mercado imobiliário ativa a procura por esses empreendimentos, o que motiva ainda mais o investimento.
Na hora de negociar a venda, as facilidades vão de encontro ao interesse do comprador e atende também o retorno esperado pelo dono do lote. Portanto, de forma rápida e fácil, o lote é vendido em valor de equilíbrio entre o tempo de valorização do imóvel e o seu valor de mercado.